Prefeitura pretende diminuir estacionamentos nas ruas de Goiânia
Redução de estacionamentos para implantação de ciclovias, ampliação de calçadas e corredores de transporte coletivo.…
Redução de estacionamentos para implantação de ciclovias, ampliação de calçadas e corredores de transporte coletivo. É isto que a Prefeitura de Goiânia propõe para os próximos dez anos na capital. Propostas de menos veículos parados nas vias e melhores condições de trafegabilidade estão dispostas no projeto de lei que atualiza o Plano Diretor (PD).
Para que isto ocorra, a prefeitura pretende realizar a instalação de estacionamentos públicos, bem como estimular a instalação de estacionamentos privados.
A propositura, que teve a participação da sociedade durante a construção do plano, tramita na Comissão de Constituição Justiça e Redação (CJJ), da Câmara Municipal. O objetivo, conforme a prefeitura, adequar a estrutura da cidade às demandas da capital, de modo a promover melhorias na mobilidade urbana.
De acordo com o Plano, a ideia é que sejam implantados corredores estruturados de tráfego, além de vias marginais paralelas às vias expressas de acesso às atividades econômicas. Outra proposta é o aumento de vias. O objetivo é adaptá-las para que elas virem corredores exclusivos, preferenciais e estratégicos.
Com relação aos pedestres e ciclistas, o Plano propõe acessibilidade, iluminação adequada e segurança. A construção de passarelas em vias de tráfego intenso, como a Marginal Botafogo, por exemplo, também é proposta.
Transporte coletivo
O projeto de lei também pretende realizar mudanças no transporte coletivo. A finalidade, conforme o texto, é garantir garantir integração física, tarifária e operacional dos diferentes modos e das redes de transporte público e privado.
A ideia é que sejam implantados corredores exclusivos na ruas 85, T-9, T-7, e T-63, assim como corredores preferenciais. A previsão é que seja inaugurado, ainda neste ano, o corredor preferencial na T-7. O edital de licitação para contratar empresas para elaborarem os projetos dos corredores das Ruas 85, T-9, T-63, Av. Independência e 24 de Outubro já foi lançado. Além das vias citadas, outras 15 ruas devem ganhar tais corredores.
Garantir a manutenção e fortalecimento da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) e criar condições adequadas às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida também são prioridades, segundo o plano.
Além da proposta de reforma e ampliação de terminais de transporte coletivo, o projeto prevê a criação de linhas intrabairros para itinerários mais rápidos, sem precisar passar por terminais ou pontos de conexão.
Ainda de acordo com o projeto, o Poder Executivo deverá realizar estudos visando obter fontes alternativas de receita para garantir os recursos necessários ao investimento na rede estrutural de transporte coletivo.
Plano Diretor
De acordo com a presidência da Câmara Municipal de Goiânia, o Plano Diretor “é um pacto socioterritorial e um plano urbanístico. Contém os principais instrumentos e critérios de ordenamento territorial. O plano regulamenta o uso, o parcelamento e a ocupação do solo urbano”.
O plano, revisado pela última vez em 2007, organiza a ocupação do solo, regulamentado a construção de edificações levando em conta o adensamento das regiões. Além disso, o PD contribuiu para a aplicação de medidas de proteção ao meio ambiente e organiza a oferta dos serviços públicos como saúde, educação, segurança e transporte coletivo.