Prefeitura promove grupos reflexivos para autores de violência doméstica
Os autores de violência contra mulheres participam de encontros onde são abordados vários temas. O projeto se inicia em Goiânia em fevereiro
A Secretaria Cidadã, em parceria com a Prefeitura de Goiânia, irão ampliar os Grupos Reflexivos para Autores de Violência Doméstica em Goiânia. Novas turmas serão oferecidas conforme protocolo de intenções assinado na última terça-feira (11), com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).
O projeto reúne homens autores de violência contra mulheres em sessões coletivas e terapêuticas com ajuda psicológica.
A partir de fevereiro de 2019, os grupos serão implantados no Centro de Referência da Mulher – Cora Coralina, e na Universidade Salgado de Oliveira. Os autores participam de encontros onde são abordados a relação entre homens e mulheres, pais e filhos, masculinidade, álcool e drogas, violência, Lei Maria da Penha, construção dos gêneros na sociedade, possessão, machismo, entre outros.
Desde o início do projeto, mais de 60 turmas já foram realizadas, com mais de mil homens atendidos em 12 municípios goianos. “Esse número de cidades atendidas deve mais do que dobrar no próximo ano”, informa o coordenador do projeto, José Geraldo Veloso Magalhães.
Reincidência
Iniciado em 2015, o índice de reincidência após o trabalho é próximo de zero, de acordo com os organizadores. Os participantes são encaminhados, de forma compulsória, pelos juízes dos respectivos processos incursos na Lei Maria da Penha.
José Geraldo Veloso Magalhães afirma que os grupos reflexivos “são um benefício, não uma penalidade”. Ele explica que para todos os participantes, o procedimento é o mesmo, contudo, em caso de descumprimento da medida protetiva, o participante pode até ser preso.
“Em todos os encontros uma frequência é assinada e os dados encaminhados à Justiça para acompanhamento. Participam dos grupos homens que se enquadram nas formas de violência citadas na Lei Maria da Penha, como moral, física e psicológica”, conclui José Geraldo.