ALEITAMENTO

Prefeitura promove ‘Hora do Mamaço’ no parque Flamboyant, em Goiânia

"Hora do mamaço" acontece no Parque Flamboyant, neste sábado

Prefeitura promove 'Hora do Mamaço' para incentivar aleitamento materno, em Goiânia (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Saúde de Goiânia realiza no sábado (13), a partir das 9h, um ato de conscientização sobre o aleitamento materno. O evento recebeu o nome de “Hora do Mamaço” e vai acontecer no Parque Flamboyant.

O ‘mamaço’ é voltado para gestantes, puérperas, lactantes, pais e crianças, e será coordenado pela equipe do Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI), em parceria com a Maternidade Nascer Cidadão (MNC), unidades que abrigam o Posto de Coleta e o Banco de leite Humano, respectivamente.

Haverá no local palestras, oficinas e uma roda de conversa sobre o aleitamento, ordenha, armazenamento.

O secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, que estará presente no evento, afirma que o leite materno é um alimento completo para o bebê, por assegurar proteção imunológica e garantia nutricional. “Sem contar que o risco de adquirir doenças crônicas é menor quando o bebê não tem exposição precoce ao leite artificial”, alerta o secretário. “Convido gestantes, mães com seus bebês e familiares para participar conosco desse momento”, completa.

A coordenadora de Enfermagem do HDMI, Cristiane Vieira Manso, será uma das palestrantes do evento. Ela dará dicas sobre armazenamento de leite e doação para o Banco de Leite. “Será uma manhã muito especial, dedicada integralmente a esse momento tão importante que é a amamentação em espaço público, livre de qualquer tipo de preconceito”, ressalta.

Agosto Dourado

A campanha Agosto Dourado foi criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A cor se deve ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Com tema “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”, neste ano de 2022 o mês de agosto reforça a importância de a sociedade compreender os benefícios do aleitamento para incentivar a prática entre as mães.