UPAVET

Prefeitura realiza castração de cães e gatos de forma gratuita em Goiânia; veja como solicitar

Pets passam por triagem para agendamento do procedimento. Tutores precisam comprovar baixa renda

A Prefeitura de Goiânia iniciou, na última semana, a castração de cães e gatos de forma gratuita. As cirurgias são destinadas a pets cujas famílias responsáveis comprovarem baixa renda. Os procedimentos são realizados na Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (UPAVet), do Centro de Saúde e Bem-Estar Animal – Genoveva Rezende Machado São Francisco de Assis, localizado no Jardim Balneário Meia Ponte.

O atendimento no local acontece de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h. Porém, a entrega de senhas para triagem é das 7h às 8h e das 13h às 14h. Além de castração para cães e gatos, a UPAvet também oferece consultas ambulatoriais e com especialistas em oftalmologia e neurologia.

Para receber atendimento, o tutor do animal deve apresentar na recepção, para fins de cadastro, os seguintes documentos: cópia do Cadúnico, comprovante de endereço e documentos pessoais como CNH ou carteira de identidade. O telefone para contato é: (62) 3291-2202.

Como funciona a cirurgia de castração de cães e gatos gratuita em Goiânia?

Antes da cirurgia de castração, os pets passam por triagem para agendamento do procedimento. Depois, os tutores são chamados para levar o animal para cirurgia de acordo com a capacidade de castração da unidade.

A estrutura conta com duas salas de cirurgia, local para internação e recuperação de animais. A UPAVet tem também salas de recuperação, escovação, triagem e ambiente de expurgo – utilizado para descarte de resíduos hospitalares. A estrutura conta, ainda, com arsenal terapêutico, ambiente utilizado para guardar medicamentos, hall cirúrgico com acesso à sala de preparação para cirurgia, e hall para as salas de fluidoterapia de gatos e cães, onde os animais são internados.

As primeiras castrações foram realizadas na última semana. Médica veterinária e responsável técnica pela UPAVet, Adriana Paes Moura explica que a técnica utilizada foi a de orquiectomia. “É um procedimento de retirada dos testículos em animais e é tida como um método de controle populacional”, afirmou. Os cães Pingo e Panda passaram pelo procedimento e foram liberados no mesmo dia.