Prefeitura recolhe 15 caminhões de lixo de casa no Vivian Parque, em Anápolis
Morador acumula lixo há cerca de 10 anos. Vizinhos reclamam que local virou criadouro de mosquitos da dengue
Após decisão judicial, a Secretaria Municipal de Saúde retirou, na manhã dessa segunda-feira (10), quinze caminhões carregados com lixo de uma residência no Vivian Parque, em Anápolis. Segundo a pasta, no local foram encontrados focos do mosquito da dengue e insetos peçonhentos.
De acordo com gerente de Endemia, Patrícia Godoi, o morador, de 55 anos, já era monitorado e orientado havia cerca de 10 anos, devido ao seu histórico de acumulador. “A equipe da secretaria sempre visitava o local e tentava convencê-lo a jogar fora tudo aquilo, mas ele não aceitava”, relata.
Ao perceber que a quantidade de lixo aumentava e que o homem recusava ajuda, a pasta entrou com ação judicial para realizar a limpeza e o descarte do entulho. “Foram necessários mais de 30 trabalhadores para remover todos os objetos, também encontramos focos do mosquito da dengue”, conta a gerente.
Segundo Godoi, a esposa do morador não suportou o acumulo de lixo e se mudou para outra casa. “Lá, ele vive com um sobrinho e sabemos que ele pode voltar a acumular, por isso orientamos a esposa a procurar acompanhamento psicológico para ele no Cras [Centro de Referência de Assistência Social]”.
À secretaria, vizinhos contaram que devido a grande quantidade de água parada, moradores da região já foram contaminados com dengue. Segundo a gerente, o homem continuará a ser monitorado.