Prefeitura retira cinco caminhões de lixo em casa do Jardim Balneário, em Goiânia
Segundo a Divisão de Vigilância de Zoonoses, o material retirado foi levado para o aterro sanitário da capital
A Prefeitura de Goiânia retirou cinco caminhões de lixo acumulado de um imóvel localizado na avenida Cecília Simões, no Jardim Balneário, na capital. A retirada compulsória foi feita na manhã desta quarta-feira (23). O proprietário do imóvel é um homem de 87 anos, que já é acompanhado por equipe psicossocial no Distrito Norte. O idoso e os familiares apoiaram a limpeza.
Todo o material retirado será levado para o aterro sanitário da capital. “Tanto o idoso quanto os familiares dele estavam cientes e concordaram com a retirada compulsória do lixo. O idoso continuará sendo acompanhado pela equipe psicossocial do distrito sanitário da Secretaria Municipal de Saúde. Foram retirados cinco caminhões de lixo e encaminhados para o aterro sanitário”, informou ao Mais Goiás, o diretor de Vigilância em Zoonoses, Murilo Reis.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disse que nos últimos quatro anos, o proprietário da residência foi visitado mais de 20 vezes pelos agentes de endemia, e recebeu três autuações. Apesar disso, ele não seguiu as orientações para limpar o local e nem permitiu que os recicláveis e inservíveis fossem retirados. As filhas e netas que moram com ele apoiam a limpeza, segundo a pasta.
A Prefeitura conseguiu na Justiça decisão favorável para retirar lixo acumulado do imóvel. Ação foi realizada pela Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com apoio de servidores do Distrito Sanitário Norte, da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Guarda Civil Metropolitana (GCM).
Ações contra a dengue em Goiânia
O superintendente de Vigilância em Saúde, Yves Mauro Ternes explica que a ação faz parte do reforço no combate à dengue no município. “No local há muitos objetos e sujeiras que acumulam água facilmente, e se transformam em locais propícios para a reprodução do mosquito Aedes aegypti”, reforça.
Segundo explica o diretor de Vigilância em Zoonoses, Murilo Reis a prefeitura monitora mais de 100 imóveis em condições similares em razão da preocupação com a dengue.
“Estamos monitorando e intimando mais de 100 imóveis em Goiânia onde as condições são similares a do imóvel de hoje, com muito acumulo de lixos. É importante alertar a população que estamos em meio a um surto de dengue com mais 17 mil casos notificados esse ano, verificando um aumento de mais de 1.400% na última semana comparando a 2021”, alerta o diretor.
“Há a necessidade de cada um cuidar de seu quintal e ajudar na fiscalização da vizinhança através de denúncias pelo telefone da prefeitura 156 ou da Diretoria de Zoonoses 3524-3131 e aplicativo Prefeitura 24 horas”, completou Murilo Reis.
Veja o antes e depois da retirada do lixo acumulado: