Prefeitura tem que repor mais de 1,5 mil lâmpadas quebradas ou furtadas em Aparecida por ano
A prefeitura de Aparecida de Goiânia tem que repor cerca de 1,5 mil lâmpadas da…
A prefeitura de Aparecida de Goiânia tem que repor cerca de 1,5 mil lâmpadas da iluminação pública por ano que foram quebradas intencionalmente ou furtadas. Levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) aponta que esse número representa cerca de 10% de todas as lâmpadas repostas pela na manutenção feita na iluminação da cidade.
O levantamento aponta que pelo menos 130 lâmpadas são trocadas por mês. Ao todo, Aparecida tem cerca de 65 mil lâmpadas na iluminação pública.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Aldivo Araújo, explica que a manutenção nas lâmpadas é feita por equipes especializadas, que se dividem em três caminhões atendendo simultaneamente diferentes regiões da cidade.
“Uma cidade bem iluminada é sinônimo de um município mais seguro tanto na perspectiva do trânsito, como do ponto de vista da segurança pública”, aponta Araújo.
Além disso, o município conta com a fiscalização feita pela Guarda Civil, que também recebe denúncias de quebra proposital ou furto de lâmpadas, ou de outros danos ao patrimônio público pelos telefones 153, 3454-5992 e 99126-5084.
Novo contrato
O Mais Goiás mostrou que a prefeitura tem contrato com a a Brasiluz Eletrificação e Eletrônica prevê a troca das lâmpadas de vapor de sódio do município por 59.600 luminárias de LED, nos próximos dois anos, e todo o sistema de iluminação, com fiação, haste e postes. O valor do contrato ultrapassa R$ 684 milhões e prevê parceria público-privada para prestação do serviço, por 24 anos.
Uma das justificativas é que o modelo permite modernizar toda a estrutura de iluminação da cidade, com consequente diminuição de gastos na área e também detecção de falhas de maneira mais rápida. A mudança também passa por avanço tecnológico, que permite, por exemplo, aumentar ou diminuir a intensidade da iluminação de uma via de forma remota, de acordo com a necessidade.