Capital

Prefeitura vai contratar pessoas para trabalhar na revisão de IPTU em Goiânia

A empreitada é para reforço dos servidores que atuam na revisão do IPTU de 2022. Os salários chegam a R$ 3,3 mil

Prefeitura de Goiânia (Foto: Jucimar de Sousa)

A Prefeitura de Goiânia abre, entre os dias 20 de abril e 02 de maio, inscrições para preenchimento de 51 vagas em processo seletivo simplificado, para atuar nos processos de contribuintes que pediram a revisão dos valores do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2022. O edital foi publicado na edição de quarta-feira (5) do Diário Oficial do Município.

O processo seletivo será realizado para vagas distribuídas entre os cargos de assistente administrativo (28 vagas), contador (22 vagas), e economista (1 vagas).

Os salários variam de acordo com o cargo e horas semanais. Para assistente administrativo, que deve ter ensino superior em qualquer área, serão 40 horas por semana, com vencimento de R$ 3.167,35.

Os contadores devem ter curso superior na área de Ciências Contábeis e o registro no órgão competente, para 30 horas semanais e vencimento de R$ 3.338,83.

Já para economista, curso superior em Economia e registro no órgão competente, para 30 horas por semana e o mesmo vencimento dos contadores, de R$ 3.338,83.

A seleção será realizada em etapa única, com análise de títulos e experiência profissional, e as inscrições serão feitas pela internet, no site goiania.go.gov.br, na página reservada a concursos e seleções.

Serão reservadas 5% das vagas para pessoas com deficiência física e 20% para negros, conforme legislação vigente. O resultado está previsto para o dia 23 de maio.

Central

Nesta segunda-feira (10), a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), iniciou, no hall de convivência do Paço Municipal, os atendimentos presenciais da Central do IPTU. A ideia é uma unidade específica para tirar dúvidas e receber orientações a respeito do tributo.

Os atendimentos da Central do IPTU tiveram início no dia 4 de março, via aplicativo de mensagens, WhatsApp. Agora, além do contato virtual, o cidadão terá disponível uma unidade física, onde poderá fazer consultas diretamente com servidores técnicos da Sefin. A Central do IPTU, virtual e presencial, funciona de segunda-feira a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h, sem agendamento prévio, até o dia 03 de maio.

Por WhatsApp, o contribuinte pode tirar dúvidas gerais, tais como: os meios de acessar o portal, diferença entre IPTU e ITU, explicações sobre alíquotas, formas de pagamentos, dentre outros. Por segurança e em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP), a Central do IPTU via WhatsApp não faz consulta a dados sigilosos, como número de inscrição municipal e valores.

Já no atendimento presencial, o cidadão poderá calcular, juntamente com um técnico da Sefin e com base em suas informações cadastrais, a composição do seu IPTU, ter ajuda para a emissão de boletos ou realizar pagamentos via cartões e PIX, consultar o número de inscrição municipal, e checar os documentos necessários para abertura do processo de revisão ou atualização cadastral.