Premiação de reportagens de direitos humanos em Goiás acontece neste sábado
A cerimônia de entrega de troféus do 2º Prêmio Dom Tomás Balduino de Direitos Humanos…
A cerimônia de entrega de troféus do 2º Prêmio Dom Tomás Balduino de Direitos Humanos para imprensa acontece neste sábado (12), às 19h. O evento, que também homenageia jornalistas e defensores de direitos humanos no Estado ocorre de forma virtual, pelo canal da UFG no Youtube.
Destaca-se, o evento tem apresentação de Nina Soldera e Kleuber Garcêz. Serão premiados trabalhados em destaque nas categorias rádio, TV, impresso, web e arte.
O troféu desta edição foi feito pelo pintor e escultor Leo Pincel, que tem mais de 40 anos de atuação atividade. A escultura foi concebida em arame como referência às cercas em volta dos latifúndios – motivo de luta incenssante de Dom Tomás Balduido (que dá nome ao prêmio) pelos direitos à terra – e também das cercas “que limitam nosso futuro se não há igualdade de oportunidades para buscar a felicidade”.
Homenageados
Nesta edição, quatro pessoas serão homenageadas: o jornalista Washington Novaes, falecido em agosto deste ano; Thomas Roland Hoag, primeiro professor de fotografia do curso de jornalismo da UFG; Pinheiro Sales, jornalista e bacharel em direito preso e torturado durante a Ditatura Militar; e Janira Sodré, historiadora e integrante da Rede Brasileira de Historiadores Negros e Negras, Associação Brasileira de Pesquisadores Negros/as e da Associação Nacional de Historiadores (ANPUH).