PIORA

Presidente da Câmara de Aparecida é hospitalizado após piora de sintomas de dengue

É a segunda vez que André Fortaleza é internado com dengue desde que foi diagnosticado há cerca de uma semana

Presidente da Câmara, André Fortaleza foi diagnosticado com dengue há cerca de uma semana (Foto: Assessoria Câmara Municipal de Aparecida)

O presidente da Câmara Municipal de Aparecida, André Fortaleza foi hospitalizado na última quarta (9) devido a uma piora do quadro de sintomas da dengue. André foi internado no Hospital Santa Mônica com forte dor no corpo e dor de cabeça incessante. O resultado dos exames para averiguação de plaquetas ainda não saiu.

Ainda no início do ciclo da doença, há cerca de uma semana, André foi internado pelo agravamento dos sintomas, mas recebeu alta para terminar o período de recuperação em casa. O resultado do exame para diagnóstico da dengue saiu no dia 2 de fevereiro, durante a sessão da Câmara.

Aparecida registrou mais de 2 mil notificações de dengue  neste ano

Aparecida registrou 2.156 notificações de dengue em 2022. Destas, foram confirmados 765 casos.  A Secretaria Municipal de Saúde investiga ainda cinco mortes que podem ter sido causadas pela doença. A incidênncia da infecção no município é 128,1 casos por cada 100 mil habitantes, que é considerada de médio risco para a população, segundo o boletim epidemiológico da SMS.

No entanto, nas cinco primeiras semanas do ano, o município registrou 1.378 casos de dengue. Esse número representa um aumento de 74.20% em comparação com o mesmo período de 2021. Neste período do último ano, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 791 casos de dengue.

O bairro com maior número de casos de dengue em Aparecida é o Jardim Tiradentes, com 46 somente em 2022. Seguido Jardim Buriti Sereno, com 40 registros. Aeroporto Sul e Jardim Alto Paraíso têm 23 notificações da doença, cada.

Como ocorrem as notificações de dengue?

As notificações de dengue ocorrem quando algum paciente vai até uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e relata sintomas da doença. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as confirmações de casos notificados são concedidas por critérios clínicos epidemiológicos e mais de 80% dos casos notificados são confirmados no município.