Barato que sai caro

Preso acusado de aplicar golpes em compra e venda de veículos

Após simular uma transferência bancária pela Internet, Maicon dos Santos Vaz levava o carro ou moto da vítima, e em seguida o revendia para terceiros

O falso vendedor de veículos Maicon dos Santos Vaz, de 28 anos, foi preso essa semana em São Miguel do Araguaia, cidade distante 475 quilômetros de Goiânia. Segundo a polícia, o rapaz simulava a transferência de dinheiro para furtar carros e motos anunciados em um aplicativo de vendas.

De maio até agora, sete vítimas procuraram a Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic) e relataram terem sido vítimas de Maicon. Segundo o delegado Cássio Arantes, responsável pela investigação, após ludibriar os vendedores de veículo, o homem conseguia revender carros e motos, independente de estar com o documento de transferência.

“Primeiro ele simulava uma transação bancária pela internet, ‘printava’ a página, mostrava para o vendedor, e após alegar que o dinheiro demoraria de 20 a 30 minutos para cair na conta, afirmava que estava com pressa, pedia para ir embora no carro ou moto e dizia que depois voltaria para buscar o documento de transferência”, contou o delegado.

Depois disso, ele ainda anunciava o veículo, revendia por um preço menor que o praticado pelo mercado. E dizia ao comprador que posteriormente repassaria o documento de transferência, que alegava ter perdido. “O fato é que o comprador precisa desconfiar quando alguém lhe oferecer alguma coisa mais barata, e no caso de veículos, só concretizar a transação quando estiver com todos os documentos do carro ou moto em mãos”, alertou Cássio Arantes.

Ao cumprir mandato de prisão contra Maicon dos Santos, os agentes da Deic encontraram com ele um Honda Civic e um Gol que haviam sido adquiridos de forma fraudulenta. Apesar de já responder a 11 processos criminais, a maioria por estelionato e apropriação indébita, o falso vendedor nunca havia sido preso anteriormente.

*Por Áulus Rincón, do Mais Goiás