Preso grupo suspeito de adulterar carros de luxo alugados em Goiânia
Quando a empresa locadora descobria o crime, automóveis já estavam em outras cidades do Brasil
Na manhã desta sexta-feira (27), a Polícia Civil prendeu quatro homens suspeitos de adulterar carros de luxo alugados em Goiânia e na região metropolitana da capital. Os investigadores afirmam que o grupo suspeito havia desenvolvido um esquema para enganar as empresas locadoras, de modo que, quando descobriam o crime, o veículo já estava em outro estado.
A investigação está sob responsabilidade da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA). Conforme o delegado Alexandre Netto, os quatro suspeitos eram responsáveis por locar veículos de alto padrão, como Mercedes Benz e Corolla.
Entenda o esquema de adulterar carros de luxo alugados
No dia 12 de março deste ano, segundo apontam as investigações, um veículo Mercedes Benz foi alugado pelo suspeito identificado apenas como C.P.D. O rastreador do veículo foi removido e o homem se apoderou do carro.
Os policiais civis se deslocaram ao possível local da remoção do rastreador, que era a residência do segundo suspeito, identificado como R.D.C. A Mercedes não foi encontrada no local, entretanto, a polícia localizou o rastreador do veículo, ligado a uma bateria que o mantinha em funcionamento, com o claro intuito de ludibriar o proprietário, simulando que a situação do carro era regular.
Nesta mesma casa, foram encontrados também outros rastreadores veiculares, um aparelho DVR, uma chave falsa de veículo Mercedes e outro rastreador. Segundo a vítima, esse segundo rastreador encontrad pode pertencer a um outro veículo desaparecido, um Corolla.
De acordo com a polícia, o cenário encontrado pelos agentes comprovou existência de um grupo organizado, que tinha como finalidade cometer crimes de furto mediante fraude de veículos automotores. Os rastreadores eram removidos e ligados a uma bateria externa, enquanto os carros eram subtraídos e levados para local incerto e não sabido.
R.D.C., dono da casa mencionada, era o responsável por retirar os rastreadores e por confeccionar novas chaves para futuros furtos de veículos. Ele também fazia a manutenção dos dispositivos em funcionamento.
Novas apreensões e prisões
No dia 18 de março, a Polícia Militar recebeu a denúncia de um veículo importado, em local cujas condições seriam incompatíveis com o padrão do carro, no Setor Jardim da Luz, Aparecida de Goiânia.
Os militares foram até lá e encontraram, escondido em um lote nos fundos de um dos barracões, o veículo Mercedes Benz, de cor prata, com placa adulterada.
O barracão pertencia à J. G. S.. Lá, também foram encontradas, enroladas em um cobertor, duas placas com os caracteres pertencentes ao mencionado carro. Aos policiais, o homem contou sobre o envolvimento de outros dois suspeitos, identificados como B. P. C. e J. H. A. P. Esses dois teriam levado o carro ao local.
Diante das informações, na manhã desta sexta-feira (27), os agentes civis cumpriram mandados de prisão temporária contra quatro suspeitos. São eles: B. P. C, que teria levado a Mercedes para o barracão em Aparecida de Goiânia; R. D. C., dono da primeira casa revistada pela polícia e responsável pela remoção dos rastreadores; J. G. S., dono do barracão vistoriado no dia 18 de março; e um quarto suspeito não detalhado