JUSTIÇA

Preso na divisa com Goiás por planejar atentado no DF é mantido encarcerado

O corretor de imóveis de Fortaleza (CE) Lucas Ribeiro Leitão, que planejava um atentado e…

Preso na divisa com Goiás por planejar atentado no DF é mantido encarcerado
Preso na divisa com Goiás por planejar atentado no DF é mantido encarcerado (Foto: Reprodução)

O corretor de imóveis de Fortaleza (CE) Lucas Ribeiro Leitão, que planejava um atentado e um “banho de sangue” em Brasília (DF), permanecerá preso, conforme decisão da Justiça após audiência de custódia, nesta segunda-feira (30). Ele foi detido no domingo (29), na Bahia, perto da divisa com Goiás.

Depois de preso por equipes da Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (DPCev) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), o homem de 30 anos foi levado para o DF. Durante a prisão, Lucas estava com uma faca. Ele viajava de carona em um caminhão e disse que usaria “táticas militares” no atentado em Brasília.

Ainda aos policiais, ele falou em “botar fogo” no País. Já nas redes sociais, Lucas escreveu que faria um “ataque cirúrgico” e que a segurança do DF deveria ser ampliada em “400 vezes”. Na conta fechada, que o Metrópoles teve acesso, Lucas também disse que fez uma promessa a “uma garota” e para uma “série de pessoas”.

Confira na íntegra:

“Você arriscaria sua vida para cumprir com sua palavra? Dei a minha palavra a uma garota. E disse a ela que eu iria cumprir lá. E dela dei minha palavra para uma série de pessoas. E só finalizou essa missão: concluída. Nem que me custe a vida! Como não abriram brecha, agora eu vou abrir. Cirurgicamente! Eu vou fazer essa parada sozinho. Aumentem a segurança de Brasília e 100x 200x 300x 400.”

A investigação começou um dia antes (28), após denúncias anônimas das intenções do suspeito, que, desde aquele momento, passou a ser monitorado. As apurações continuam para reunir outros elementos que tenham relação com o caso, conforme a PCDF.