OPERAÇÃO

Presos em Goiânia suspeitos de integrarem organização do RJ que aplicava golpe do novo

A Polícia Civil prendeu, em Goiânia, quatro pessoas suspeitas de integrarem uma organização criminosa do…

Presos em Goiânia suspeitos de integrarem organização do RJ que aplicava golpe do novo
Presos em Goiânia suspeitos de integrarem organização do RJ que aplicava golpe do novo (Foto: Polícia Civil)

A Polícia Civil prendeu, em Goiânia, quatro pessoas suspeitas de integrarem uma organização criminosa do Rio de Janeiro que aplicava o golpe do novo número. A prisão ocorreu nesta sexta-feira (13), por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC).

Segundo a corporação, os suspeitos deverão responder por organização criminosa, posse/porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e estelionato. Eles tinham uma “central do golpe” na cidade, conforme investigação da Polícia Civil.

Durante a apuração, os agentes realizaram monitoramento do local e constataram uma movimentação incomum, com pessoas entrando e saindo da residência dos investigados carregando dinheiro em espécie. Já na operação que culminou nas prisões, eles flagraram os suspeitos com 21 celulares, aplicando o golpe do “novo número”.

Os policiais ainda encontraram 141 chips de celulares, uma munição calibre 9mm, aproximadamente R$ 3 mil em espécie e três cadernos com anotações referentes a vítimas, com os respectivos contatos, com a correlação do número e “familiar” que usariam no golpe, além de senhas em banco de dados para pesquisas de novas vítimas e e-mails “falsos” para abertura de contas bancárias.

Sobre o golpe, os acusados se passam por um familiar da vítima e alegam estar em uma emergência, solicitando dinheiro, por meio de um novo contato telefônico. Para isso, realizam conversas via WhatsApp, normalmente. Presos em flagrante, eles não tiveram as identidades reveladas.