Tráfico internacional de drogas

Presos transportando 400kg de cocaína são condenados pela Justiça, em Jataí

Cinco réus foram presos em junho deste ano, em Doverlândia, com cocaína adquirida na Bolívia; droga estava na caçamba de um Fiat Strada

Cocaína estava pronta para consumo e seria distribuída em Goiás e no DF (Foto: Divulgação/ PM)

Um grupo preso em junho deste ano transportando quase 400 quilos de cocaína foi condenado pelo Tribunal Regional Federal  da 1ª Região (TRF-1) por tráfico internacional de drogas, em Jataí. Os réus foram presos na data do flagrante e aguardavam detidos desde então. Decisão do juiz federal Francisco Vieira Neto foi divulgada nesta segunda-feira (30/9).

Segundo informações do TRF-1, a audiência que os condenou durou cerca de 6h. Durante a sessão, o Ministério Público (MP) requereu a condenação de todos os réus, enquanto a defesa, por sua vez, pediu o reconhecimento de incompetência daquele juízo, alegando ausência de transnacionalidade no tráfico praticado pelo grupo.

De acordo com a decisão, Laércio Gonçalves Cruz foi condenado a cinco anos de reclusão; e Humberto Pereira Lima, deverá cumprir sete anos e 10 meses. Já Antônio Damião, Geraldo Barbosa e Sandro Santiago foram condenados a cinco anos e 10 meses. O grupo deverá cumprir as penas, inicialmente, em regime semi-aberto.

O Mais Goiás não conseguiu contato com a defesa dos réus.

Lembre o caso

Os réus foram presos com cerca de 400 quilos de cocaína pronta para o consumo. Segundo a Polícia Militar (PM), a droga, que vinha da Bolívia, estava escondida na caçamba de uma Fiat Strada, em Doverlândia, a 398 quilômetros de Goiânia.

Ainda de acordo com a corporação, a apreensão ocorreu após militares receberem denúncias sobre veículos que trafegavam constantemente em estradas vicinais na região de Rondonópolis (MT). Após troca de informações das Polícias Federais de Mato Grosso e Goiás, os policiais realizaram barreira e abordaram uma Renault Duster, em que estavam Geraldo Barbosa Lima Neto, de 23 anos, e Sandro Santiago, de 42.

A dupla tinha como função de “batedor” da droga e o veículo e, de acordo com a PM, estava equipado com rádio comunicador de longa distância. Também foi preso Laércio Gonçalves da Cruz, de 57 anos, que pilotava a Fiat Strada em que estava droga. Para tentar enganar os policias, o homem chegou a enterrar a droga em uma mata da região, mas a carga foi encontrada pelos militares. Segundo a PM, o entorpecente seria distribuído em Goiás e no Distrito Federal.

O trio e droga foram encaminhados à sede da Polícia Federal, em Goiânia. Eles foram autuados por tráfico internacional de droga.

Droga foi encontrada enterrada em mata (Foto: Divulgação/PM)

*Thaynara da Cunha é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira