Defesa Civil realiza ações de prevenção a incêndios florestais em Aparecida
Agentes estão no Bosque do Setor Colina Azul para construção de aceiros, remoção de entulho e lixo, além de panfletagem
A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil realiza ações para combate e conscientização de incêndios florestais em Aparecida de Goiânia. Nesta quarta-feira (14), os agentes estão no Bosque do Setor Colina Azul para construção de aceiros, remoção de entulho e lixo, além de panfletagem.
A intenção, de acordo com superintendente de Proteção e Defesa Civil, Juliano Cardoso, é conscientizar a população da região para evitar queimadas. “O município irá realizar ações semelhantes em todos os parques da cidade. A intenção é que seja necessário combate a incêndios em Aparecida”, diz.
Conforme explica Juliano Cardoso, há diferença entre incêndio florestal, que pode ficar fora do controle, com diferentes focos. Já as queimadas fazem parte das técnicas tradicionais de agricultura no país. Embora haja proibição de aplicação em alguns contextos, sobretudo na época da seca.
Os aceiros, então, são construídos como aberturas na vegetação justamente para conter o avanço do fogo nas matas. “Por isso, trabalhamos com essa ação de conscientização com a população circunvizinha à unidade de conservação”, aponta Juliano Cardoso.
Em 2020, um incêndio floresta destruiu boa parte da Serra das Areias.
A ação é realizada em conjunto com a Secretaria prefeitura de Aparecida de Goiânia, Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, Comando De Policiamento Ambiental da Policia Militar de Goiás, Brigada de Incêndios Florestais Anjos Vedes do Brasil, Universidades, Bombeiros Civis e Faculdades, ONGs.