QUENTE

Previsão do tempo: após frente fria, onda de calor eleva temperaturas em Goiás

Termômetros podem chegar a 40°C. Veja a projeção para este fim de semana para sua região

O friozinho que fez em Goiás na última semana estava muito bom para ser verdade, não é mesmo?! Agora, uma nova onda de calor deve elevar as temperaturas em boa parte do Brasil entre este sábado (17/8) e a segunda-feira (19/8), inclusive, no Centro-Oeste, com previsão de quase 40ºC.

Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), no estado, as temperaturas devem ficar acima da média em várias cidades, principalmente, das regiões Norte e Oeste.

Onda de calor pode fazer Goiânia atingir os 35° no fim de semana

Goiânia pode atingir um calor de 35ºC, Porangatu 37°C, Goianésia 34ºC e Aruanã 35°C. Já as cidades mais “frias” são Cristalina 29ºC e Alto Paraíso 29ºC.

“No estado de Goiás, ela [onda de calor] vai influenciar, mas não vai agir diretamente, diferente do Mato Grosso do Sul, que vai ‘sapecar’. Então, nós temos aqui a região sudoeste e a região oeste do estado, com uma tendência a temperaturas mais elevadas acima do normal”, destacou André Amorim, gerente do Cimehgo.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, que indica menor grau de severidade, porém ainda com “situação meteorológica potencialmente perigosa”, devido aos riscos para a saúde. Se o calorão permanecer, novos alertas podem ser emitidos.

Umidade do ar extremamente baixa

Além do calor, um alerta de baixa umidade também foi emitido pelos institutos. No período da tarde, o percentual pode chegar a 14% apenas, o que é considerado extremamente baixo.

A recomendação do Inmet é que se beba bastante líquido, evite o desgaste físico nas horas mais secas e evite a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.