Previsão do tempo: temperatura em Goiás deve se aproximar dos 40ºC nesta quinta (26)
Para Goiânia, previsão é de máxima de 34ºC e mínima de 18ºC, com umidade relativa de 15%
O calor em Goiás sentido nas últimas semanas pode ficar ainda mais intenso nesta semana. Conforme previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), as temperaturas máximas devem ser altas nesta quinta-feira (26), sobretudo na região Oeste do estado. Em Aragarças, por exemplo, a máxima prevista é de 39ºC, com mínima de 16ºC. De acordo com o Cimehgo, a tendência é que o tempo quente se mantenha.
De acordo com o boletim meteorológico do órgão, a massa de ar seco e quente mantém o tempo estável com céu claro, com temperaturas máximas elevadas e a umidade relativa do ar em declínio, com índices abaixo dos 20%. Em Goiânia, a previsão é de máxima de 34ºC e mínima de 18ºC, com umidade relativa de 15%.
A maior máxima prevista para amanhã, quinta-feira, é de 39ºC. No entanto, segundo o gerente do Cimehgo, André Amorim, Goiás pode ficar ainda mais quente nos próximos dias. “As temperaturas podem, e vão, pela tendências em que nós estamos, ficar um pouco mais elevadas nesta semana”, destacou Amorim, mencionando a massa de ar seco que se mantém sobre o estado. Vale ressaltar que, nesta semana, os institutos de meteorologia registraram o aumento gradativo das máximas, indo de 36ºC até 38ºC.
Porém, nem tudo está perdido. Ao Mais Goiás, o gerente do Cimehgo informou que há a expectativa da chegada de uma frente fria nos últimas dias do mês de agosto que, segundo ele, podem “gerar instabilidade em algumas partes do estado”. “Essas chuvas podem ocorrer nesse meio tempo antes do período chovoso? Sim, mas depende da frente fria conseguir romper a massa de ar seco e quente”, concluiu.
Calor em Goiás demanda atenção e cuidados
As altas temperaturas sentidas no estado podem agravar podem agravar doenças e provocar diversos males no organismo. Por isso, é sugerível que a população adote certos cuidados.
Conforme a diretora técnica do Hospital de Doenças Tropicais (HDT), Karine Borges de Medeiros,é recomendável manter a hidratação oral, com aumento de consumo de água; realizar hidratação de mucosas com aplicação de colírios específicos para os olhos; uso de soro nasal e para os olhos, além de hidratante específico para a boca e pele, além de evitar a exposição ao sol nos períodos de temperatura mais elevada, como final da manhã e início da tarde.