CHUVA VOLUMOSA

Previsão é de tempestades na virada do ano em Goiás, diz metereologia

Estão previstas pancadas de chuvas isoladas, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento e raios

A celebração do Ano Novo deverá ser marcada por chuvas em Goiás, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado (Cimehgo). A previsão do tempo é que em boa parte do estado, principalmente  na região nordeste, o volume das precipitações será maior, com risco de tempestades.

De acordo com o Cimehgo, um corredor de umidade vai provocar o aumento de nebulosidade e influenciará as condições do tempo em Goiás. Sendo assim, estão previstas pancadas de chuvas isoladas, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento e raios.

Em Goiânia, o prognóstico indica variação de nebulosidade, sol e pancadas de chuvas. A temperatura máxima pode chegar aos 29ºC e umidade relativa do ar seguirá variando entre 55% a 95%.

A capital já ultrapassou a climatologia esperada para o mês de dezembro, superando os 270 milímetros de chuva. As últimas tempestades do fim de semana contribuíram para que Goiânia registrasse 398 milímetros na região norte, e a expectativa é que diversos municípios do estado alcancem os 500 milímetros até o final desta semana.

“Considerando as previsões de quinta, sexta e sábado, é bem provável que consigamos chegar nesse patamar de 500 milímetros de chuvas registradas em algumas regiões da cidade. O tempo esquenta, forma as zonas de instabilidade, e a tarde/noite o goianiense vai pra casa com pancadas de chuvas”, explica o gerendo do Cimehgo, André Amorim.

Amorim orienta ainda que neste período de instabilidade, é necessário redobrar a atenção aos riscos. “Os motoristas que forem pegar a estrada devem optar por viajar durante o dia, e caso saiam durante a noite, fica atento, e se começar uma tempestade, parar no acostamento e aguardar a estiagem para terem boa visualização da pista e demais veículos”, finalizou o gerente do Cimehgo.

Confira abaixo a previsão do tempo para alguns municípios de Goiás: