Prevista para outubro de 2019, internacionalização do Aeroporto Santa Genoveva é adiada
Prevista inicialmente para outubro de 2019, a internacionalização do Aeroporto Santa Genenova foi adiada para…
Prevista inicialmente para outubro de 2019, a internacionalização do Aeroporto Santa Genenova foi adiada para 5 de fevereiro. Pelo menos é o que aponta um comunicado realizado pelo Governo de Goiás. De acordo com a Secretaria de Estado de Indústria e Comércio, a alteração da data ocorreu devido a uma obra necessária para separação dos voos domésticos e internacionais.
Essa obra no terminal, segundo a Infraero, consiste em adequações das áreas de embarque, desembarque e triagem de bagagens. O órgão ainda ressalta que as obras “estão em andamento e dentro do prazo estabelecido.” Após isso, ainda segundo a Infraero, os órgãos envolvidos no processo darão um parecer a respeito. “Com todas essas etapas concluídas, a documentação é enviada para análise final pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e publicação de Portaria tornando o aeroporto apto a receber voos internacionais”, finaliza a nota.
Na última quarta-feira (15), o superintendente da Infraero em Goiás, Antônio Sales, alegou que o Santa Genoveva atende os pareceres de quatro órgãos federais e que o terminal possui tudo que é previsto pelos órgãos de controle como fisco, imigração, fauna e flora. “Tudo evoluiu bem e estamos na fase final de adequação da infraestrutura. Compramos equipamentos, câmeras, gravador de áudio e voz, raio-x, e tivemos que bloquear muitos acessos vulneráveis do aeroporto”, afirma.
Rio Verde
No início do mês, foi feito o anúncio de que os moradores de Rio Verde terão voos diários entre a cidade e o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. As operações entrm em vigor a partir do dia 1º de fevereiro e serão realizados pela Gol Linhas Aéreas.
A nova rota é reflexo da redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), de 15% para 7%, sobre o querosene da aviação. O governador Ronaldo Caiado (DEM) pontuou sobre a expectativa que essa novidade traz para o transporte para a região Sudoeste do estado. Caiado pontuou o desejo de mais cidades goianas recebam voos diários para outros lugares do Brasil. “Espero que no futuro próximo tenhamos também [voos diários] para Caldas Novas e outras regiões do Estado”, destaca.
Vanisse Sales, representante da Gol, afirmou que recebeu um relatório de outros 20 aeroportos em Goiás que têm condições de receberem voos comerciais, como o da cidade de Alto Paraíso, região da Chapada dos Veadeiros.“Vou levar para a gente já estudar. Começamos com esse voo diário até Rio Verde, mas com os apontamentos, verificando interesse, o nosso planejamento é aumentar”, afirma.