Irregularidades

PRF apreende ônibus que transportava adolescentes sem equipamentos de segurança na BR-060

Ônibus foi parado porque transitava com faróis desligados. Motorista estava com CNH e documentação do veículo vencidas

No final da tarde desta quinta-feira (29), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um ônibus na BR-060, em Anápolis. O coletivo, que transportava cerca de 40 crianças e adolescentes com idades entre 11 e 17 anos, de Cidade Ocidental para o Distrito Federal, estava com uma lista de irregularidades: farol desligado, para-choques soltos, pneus carecas, ausência de cintos de segurança, documentação atrasada e condutor com habilitação vencida.

De acordo com o inspetor Newton Morais, a abordagem foi feita durante execução do projeto Cinema Rodoviário, que fornece palestras e vídeos educativos para condutores e passageiros. “estávamos parando carros de passeio para realizar o serviço quando avistamos um ônibus detonado com faróis apagados. Quando entramos, ninguém estava de cinto porque o ônibus não tinha o equipamento”. Veja vídeo de passageiros desembarcando do veículo:

Ao adentrarem o transporte, agentes detectaram um “festival” de irresponsabilidades. “Para-choques balançando, pneu liso. Como alguém tem coragem de transportar crianças em um ônibus como esse? Fica o alerta para os pais”, ressalta. “Foram várias multas: documentação vencida, habilitação vencida, mal estado de conservação, pneus lisos, equipamentos obrigatórios inoperantes entre outros”, completa.

Os passageiros, que estavam sendo conduzidos para participação de jogos esportivos, continuaram viagem em outro ônibus que passava vazio pelo local. O Veículo foi apreendido. “Quando entramos para rebocar o ônibus, quem disse que ele pegava? Segundo o motorista, o veículo só ligava no tranco”, lembra Newton.