Contrabando

PRF apreende uma tonelada de agrotóxicos contrabandeados do Paraguaí, em Jataí

Dois homens de 30 e 33 anos foram presos na tarde desta sexta-feira (12), na…

Dois homens de 30 e 33 anos foram presos na tarde desta sexta-feira (12), na BR-364, em Jataí, transportando cerca de uma tonelada de defensivos agrícolas contrabandeados do Paraguaí. A dupla foi descoberta após não respeitarem o sinal de pare da Polícia Rodoviária Federal.

Segundo a corporação, uma viatura da PRF deu sinal de pare para um Fiat Doblo, no entanto, a ordem foi desobedecida e o condutor iniciou uma fuga. Cerca de dois quilômetros depois do acompanhamento tático, agentes PRF prederam o condutor do Doblo e o motorista de um VW Gol que dava apoio para a carga contrabandeada.

Dentro do Doblo, os policiais encontraram cerca de uma tonelada de defensivos agrícolas. Os detidos informaram aos policiais que pegaram os produtos com embalagens do Paraguaí e da China, em Costa Rica, Mato Grosso do Sul e entregariam em Goiânia.

De acordo com o delegado titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente, Luziano Severino, transportar produtos perigosos sem licenciamento é crime e traz riscos para o meio ambiente. “Além de não serem autorizados, a prática é condenável sob todos os aspectos, na questão ambiental, social e técnica. O uso indevido desses produtos tem seus reflexos tanto no operador, na pessoa que aplica e naqueles que vão consumir os produtos”, explica o delegado.

Os envolvidos foram encaminhados para a Central de Flagrantes em Jataí onde ficaram à disposição do delegado responsável.