PRF inicia Operação Férias 2023 com foco na prevenção de acidentes
A ação se estenderá até o dia 31 de julho, abrangendo locais e horários de maior fluxo de veículos
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia nesta sexta-feira (30) a Operação Férias 2023. A ação, que se estenderá até o dia 31 de julho, tem como objetivo garantir a segurança viária e prevenir acidentes de trânsito. A corporação realizará policiamento e fiscalização em locais estratégicos, considerando o aumento do fluxo de veículos durante o período de férias escolares.
No ano anterior, durante a Operação Férias 2022, foram registrados 227 acidentes, resultando em 18 mortes e 242 feridos. Foram flagrados também 261 condutores dirigindo sob efeito de álcool, 642 sem o uso do cinto de segurança e 1.669 autuações por ultrapassagens indevidas.
Durante a operação deste ano, a PRF intensificará a fiscalização em relação ao excesso de velocidade, alcoolemia ao volante, uso inadequado do cinto de segurança e ultrapassagens indevidas. Além disso, os agentes estarão atentos a crimes como porte ilegal de armas de fogo, tráfico de drogas, exploração sexual de crianças e adolescentes, bem como crimes ambientais.
A conscientização dos motoristas sobre a importância de comportamentos seguros no trânsito também será priorizada, por meio de ações de Educação para o Trânsito. Serão abordados os principais comportamentos que aumentam o risco de acidentes e a gravidade das ocorrências.
Dicas para viagem
A PRF oferece algumas orientações para uma viagem segura, como realizar uma revisão completa do veículo antes de pegar a estrada, checar os freios, faróis, limpadores de para-brisa e luzes traseiras. Além disso, é fundamental respeitar os limites de velocidade, manter distância de segurança, ultrapassar apenas quando for seguro e não distrair a atenção no trânsito.
Os motoristas são aconselhados a planejar a viagem, evitando horários de pico, e a fazer pausas para descanso a cada três ou quatro horas de direção.