PRF lança campanha para auxiliar crianças no tratamento contra o câncer
Projeto “Policias Contra o Câncer Infantil” caminha para o seu quarto ano e visa, além de adquirir a máquina, a levar esperança para as crianças durante o tratamento
Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), junto com a Associação de Combate ao Câncer de Goiás (ACCG), lançam nesta quarta-feira (1º) a campanha “Policiais Contra o Câncer Infantil” 2017. Em sua quarta edição, o projeto busca adquirir, por meio de arrecadações, equipamentos para o Hospital Araújo Jorge, entre eles um aparelho de ultrassom que auxilia em casos mais difíceis de punção de veia, que custa R$ 60 mil. Grupos de motociclistas e diversas instituições participam da campanha.
Para o inspetor da PRF e coordenador do evento, Fabrício Rosa, o projeto tem ganhado respaldo cada vez maior a cada edição. “O projeto já caminha para o seu quarto ano e, em todas as edições conseguimos bater a nossa meta. O exemplo é de tamanha importância que já está presente em 35 cidades brasileiras, em todos os estados do País”, destaca.
A equipe também arrecadará até o próximo dia 24, brinquedos, roupas, fraldas e outros mantimentos necessários para ajudar os pequenos pacientes durante o tratamento contra o câncer. “O hospital realiza atendimento em cerca de 600 crianças e muitas são de baixa renda. São famílias que se mudaram de sua cidade natal, para facilitar o tratamento”, completa Fabrício.
Programação
O inspetor comenta que no dia 19 haverá um passeio motociclístico, que começará por volta das 9h da manhã. O trajeto tem início na praça C-233, no Jardim América, e percorrerá toda a cidade com o intuito de chamar a atenção, por meio de faixas e outros aparatos, sobre o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, que é celebrado no dia 23 de novembro.
Já no dia 24, a ação será dentro do hospital com presença de agentes. As crianças serão presenteadas com uniformes da PRF e sairão em escolta com os policiais. Dessa forma, o paciente pode se distrair um pouco do tratamento, que é longo e doloroso. “Conseguimos aumentar a autoestima e mostrar que eles são as autoridades sobre a doença e que podem vencê-las”, assevera Fabrício, que confirma que agentes rasparão os cabelos para homenagear os pequenos lutadores.
Esperança
Segundo a assistente social do Araújo Jorge Marli Oliveira, essa ação ajuda não somente fisicamente, com a aquisição de aparelhos, mas também com a aceitação e o entusiasmo das crianças pelo tratamento. “É um dia diferente na unidade. Isso ajuda na recuperação dos nossos pacientes, pois eles se sentem mais acreditados no tratamento”, pondera.
A assistente destaca que o aparelho de punção ajudará a minimizar o sofrimento das crianças durante o tratamento. Marli explica que com o passar do tempo, as veias de muitas crianças vão se debilitando, o que afeta inclusive sua imunidade. “Esse aparelho ajuda a ver qual paciente vai voltar para o convívio familiar imediato, que é de extrema importância no percurso. O que a ciência contribui para melhorar o tratamento, buscaremos conseguir para ajudar as nossas crianças”, completa.
Quem quiser contribuir com dinheiro, pode fazer doações na conta da ACCG:
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 1575
Conta: 076068-9
CNPJ 01.585.595/0001-57
*João Paulo Alexandre é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo.