PRF lança novo sistema que visa a agilizar a localização de veículos roubados
Com o "Sinal", o usuário deve acessar o link pelo site e realizar o cadastro do veículo
O sistema Sinal, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), entra em vigor nesta terça-feira (28) em substituição ao antigo Sinarf/Alerta. O objetivo é aumentar a agilidade para encontrar veículos oriundos de furtos e roubos cometidos nas rodovias federais que cortam o Estado.
De acordo com o inspetor Jander Costa, o sistema, inicialmente, funcionará pela internet. Após realizar cadastro do veículo no site da PRF, o sistema, por meio de mensagens “pop-up”, avisará os policiais em até 100 quilômetros do local da ocorrência sobre o roubo.
“Esse sistema ajudará com maior agilidade para encontrar os veículos. As mensagens já espalham de forma instantânea pelos agentes que estarão prontos para recuperá-los”, destaca o inspetor.
Para a inclusão do registro, a vítima deve acessar o ícone “Sinal” pelo portal da PRF ou diretamente pelo link www.prf.gov.br/sicop/sinal. Após conclusão do preenchimento do formulário, o registro automaticamente será reportado aos policiais nas consultas dos sistemas da corporação.
“Isso ressalta que os agentes terão acesso aos dados da ocorrência e até mesmo autonomia para rejeitar casos de falsas denúncias. Porém, o ‘Sinal’ não tira a importância de registrar o boletim de ocorrência da Polícia Civil”, completa Jander.