FENÔMENO

Principal chuva de meteoros do ano poderá ser vista em Goiás

Expectativa é de que sejam vistos cerca de 10 a 15 meteoros por hora

As Geminídas, uma das principais chuvas de meteoros visíveis, poderá ser contemplada pelos goianos na noite desta quarta-feira (13) e madrugada de quinta (14). O fenômeno acontece uma vez por ano na Terra, em meados de dezembro, e é conhecido por este nome, pois os meteoros parecerem vir da constelação de Gêmeos.

Clayton Gubio dos Santos, astrônomo cultural do Instituto Gunstar, informou que o pico está previsto para acontecer às 2h de quinta. Segundo o especialista, é preciso ficar longe das luzes da cidade e ter a sorte do céu estar limpo de nuvens para visualizar os meteoros.

“O ideal é procurar lugares escuros, longe das luzes artificiais. Quanto mais próximo do nascer do sol, melhor, mais meteoros”, orientou Gubio.

De acordo com o diretor da Instituição de Astronomia Plêiades do Sul, Ary Martins, o pico das Geminídas vai cair durante a lua nova, o que é considerado muito bom para quem quer observar o fenômeno. A expectativa é de que sejam vistos cerca de 10 a 15 meteoros por hora.

Vale destacar, existem aplicativos de celular que ajudam a descobrir a direção da constelação de Gêmeos ou da chuva de meteoros apenas apontando o aparelho em direção ao céu. A “chuva de estrelas cadentes” está entre as principais chuvas de meteoros visíveis do Brasil.

“As Geminídas é uma boa chuva, é uma chuva bem expressiva. Tem gente que diz que são 120 meteoros por hora, mas isso só nas condições mais que ideais, de uma pessoa num céu absolutamente escuro”, explicou Ary.