Procon apreende mais de 200 kg de carnes impróprias para consumo no entorno do DF
Em dois dias de ação, os agentes estiveram em 12 empresas e cinco supermercados foram autuados pela situação
Fiscais do Procon Goiás apreenderam mais de 200 quilos de carnes impróprias para o consumo em estabelecimentos de Novo Gama e Cidade Ocidental, entorno do Distrito Federal. Em dois dias de ação, os agentes estiveram em 12 empresas e cinco supermercados foram autuados pela situação.
Os fiscais quase 90 quilos de carne bovina, 55 quilos de calabresa, 55 quilos de carne de frango, além de peixes, mantas de bacon e linguiças para churrasco. A circulação destes produtos, conforme o Procon, põem a saúde dos consumidores.
De acordo com o órgão, as carnes estavam mal armazenadas e algumas com cor escurecida e aspecto de apodrecimento. Além disso, os itens embalados estavam sem informações sobre origem, fabricante e fora do prazo de validade.
Junto com as proteínas, os fiscais apreenderam quase 20 quilos de produtos como feijão, pães e iogurtes. Estes itens também estavam nas prateleiras, mesmo com o prazo de validade já expirado.
As empresas autuadas terão 20 dias para apresentar defesa. Há possibilidade de multas entre R$ 754 e R$ 11 milhões, dependendo da gravidade, da reincidência e do faturamento das empresas. Segundo o Procon, as denúncias devem ser feitas pelos telefones 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior). O contato pode ser feito ainda pela plataforma proconweb.ssp.go.gov.br.