Procon de Aparecida apreende centenas de brinquedos e produtos natalinos irregulares
Operação ainda retirou de circulação 140 quilos de alimentos impróprios para consumo
O Procon de Aparecida de Goiânia divulgou, na manhã desta terça-feira (27), o balanço da operação “Natal Feliz”, realizada após o órgão receber denúncias de consumidores. Foram apreendidos 140 quilos de alimentos impróprios para consumo, além de centenas de brinquedos e objetos de decoração natalina irregulares.
A operação fiscalizou 190 estabelecimentos comerciais entre os dias 12 e 23 de dezembro. Entre os alimentos apreendidos, estão carnes, frutas e bebidas vencidas. Já entre os produtos retirados de circulação estão ornamentos de natal, brinquedos sem selos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e simulacro de armas de fogo – proibidos por lei. Todas as mercadorias apreendidas foram encaminhadas ao aterro sanitário.
“A operação teve um resultado muito importante pois diversos produtos sem condições de uso e de consumo, que poderiam causar danos à saúde, foram retirados de circulação e não serão mais comercializados. Essa ação demonstra que o Procon de Aparecida está atento aos direitos do consumidor”, ressaltou o presidente do Procon Aparecida, Marinho Rezende.
A operação notificou 29 lojas que terão 10 dias para recorrer da autuação. A multa para esse tipo de infração varia entre R$ 1,2 mil e R$ 5,4 mil.