Abra o olho!

Procon-GO identifica variação de até 425% nos preços de itens da ceia de Natal em Goiânia

Maiores diferenças estão entre as frutas frescas, mas carnes e bebidas também são vilões. Produtos estão mais caros do que no ano passado

Por que você pode esquecer da dieta nas festas de fim de ano, segundo nutricionistas (Foto Reprodução - Procon)

A ordem é pesquisar bastante. Uma pesquisa realizada pelo Procon-GO em Goiânia mostrou que os itens da ceia de Natal podem variar até 425% este ano. O órgão realizou o levantamento de preços de 109 itens em 14 estabelecimentos na capital, entre os dias 27 de novembro a 18 de dezembro de 2019

A maior variação encontrada foi entre as frutas. A diferença de valores da ameixa vermelha nacional chegou a 132,75%. Em seguida, aparece a ameixa vermelha importada, que variou 100,13%.

As uvas passas, além de causar polêmicas na mesa de jantar, podem também doer no bolso, custando até 99% a mais, dependendo do estabelecimento. A maior diferença, entretanto, foi encontrada no quilo do mamão formosa. O preço pode variar entre R$ 0,95 até R$ 4,99.

É preciso atenção também às bebidas. A diferença entre o espumante nacional Chuva de Prata, por exemplo, é de 125%. Já os panetones variaram 39%.

Inflação

A pesquisa mostrou que a ceia de Natal será mais cara em 2019. Foi identificado um aumento médio de 12,73%. As carnes, por exemplo, estão 21,83% mais caras do que no ano passado. Mais uma vez a ameixa vermelha nacional foi o item que apresentou maior variação. Ela está 41,22% mais cara em 2019.

Em compensação, alguns itens estão mais baratos este ano. É o caso da ameixa vermelha importada, que está 23,32% mais barata do que em 2018. Outros destaques de redução de preço são a pera portuguesa e a azeitona verde sem caroço, que apresentaram reduções de 11% e 10,75%, respectivamente.

Dicas do Procon-GO

Para evitar prejuízos e gastos além da conta, o Procon-GO deu uma série de recomendações. A primeira delas é estabelecer um valor máximo a ser gasto na ceia. Em seguida, deve-se listar os itens a serem adquiridos, colocando em primeiro lugar aqueles que não irão comprometer a qualidade do jantar. Depois disso é ir às compras, sem pressa e sempre pesquisando o melhor preço.

É importante também atenção às promoções, verificar se ofertas do tipo “leve 3 e pague 2” são realmente verdadeiras e compensam. É importante, também, verificar sempre os prazos de validade, além rejeitar produtos congelados cujas embalagens de papelão estejam com bolhas, manchas ou danificadas.

O Procon alertou para a necessidade de checar se há sinais de umidade próximos ao freezer e se as embalagens possuem bloquinhos de gelo na superfície. De acordo com o órgão, esses sinais podem indicar que os refrigeradores foram desligados ou tiveram a temperatura reduzida durante a madrugada, o que pode acabar comprometendo a qualidade do produto.

Para acessar a pesquisa completa, clique aqui. Para ter acesso ao relatório da pesquisa, clique aqui.

Com informações de Procon-GO