Procon Goiânia fiscaliza preços de produtos na Black Friday, na capital
Ação ocorre até o próximo dia 23 de novembro em shoppings da capital e lojas no Centro e na Av. 24 de Outubro
O Procon Goiânia iniciou, na quarta-feira (17), a operação Black Friday para fiscalizar estabelecimentos comerciais em shoppings, no Centro e na Av. 24 de Outubro, na capital. O objetivo, segundo o órgão, é orientar consumidores para que não caiam em golpes, além de monitorar os preços dos produtos que estarão na ação promocional.
Durante cinco dias, o departamento de cálculo e pesquisa do Procon Goiânia realiza o monitoramento de preços de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos para orientar o consumidor se as ofertas têm realmente o desconto anunciado. A pesquisa completa será divulgada na próxima terça-feira (23), dois dias antes da Black Friday.
Já os fiscais do órgão atuam no sentido de notificar as lojas para disponibilizar os preços de forma visível e fácil compreensão para os consumidores de acordo com as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Como será a operação no dia da Black Friday em Goiânia?
Conforme explica a presidente do Procon Goiânia, Carolina Pereira, no dia da Black Friday, o órgão fará plantão para receber as denúncias e orientar os consumidores sobre as compras.
“Os nossos canais de atendimento estarão disponíveis para denúncias de falsos descontos, cancelamento da compra sem justificativa e entre outros problemas que possam ocorrer. O Procon vai autuar as empresas que praticarem publicidade enganosa ou por descumprimento de oferta”, ressalta.
Orientações para as compras na Black Friday em Goiânia
O Procon Goiânia orienta ao consumidor que deseja comprar algum produto durante a Black Friday que faça uma lista do item ou serviço e estipule um limite de gasto para evitar gastar mais do que o previsto. O órgão ressalta que também é importante fazer uma pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de valores.
No caso de compras online, o consumidor deve verificar se o site informa dados, como endereço físico, telefone, e-mail, CNPJ e nome da empresa. O órgão orienta, ainda, que o cliente desconfie de ofertas extravagantes em sites desconhecidos e observe se há alteração no preço informado em todas as etapas da compra virtual. Caso haja divergências, é indicado fazer prints para comprovar a irregularidade.
Expectativa
O comércio de Goiânia aposta em uma Black Friday mais lucrativa do que em 2020. A gerente administrativa e financeira da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Goiânia, Hélia Gonçalves, acredita que retração do ano passado não deve ocorrer neste ano.
“Segundo dados recentes, 71% dos brasileiros pretendem ir às compras. Destes, 57% de forma online. Seja online ou offline (presencial), esperamos que o comércio esteja preparado e disposto a aplicar descontos reais para que essa data ganhe cada vez mais a credibilidade do consumidor e espaço no comércio”, pontuou.
Em 2020, vale lembrar, as vendas virtuais cresceram 31,8% em comparação com 2019 (Cielo). Contudo, o comércio como um todo teve o faturamento reduzido em 10%. Apesar de não apostar em números, Hélia diz que a Black Friday já é consolidada e que os consumidores esperam a data para garantir descontos. “Esse ano, então, a expectativa é positiva”, diz Hélia.