Operação Dia dos Pais

Procon Goiânia realiza operação do Dia dos Pais e apreende produtos em shoppings e barbearias

Fiscalização autuou 16 empresas e apreendeu produtos como bebidas, alimentos e cosméticos

O Procon Goiânia realizou na última semana a Operação do Dia dos Pais em shoppings, barbearias e em lojas de roupas masculinas da capital. Durante o trabalho de fiscalização, o órgão de defesa do consumidor autuou 16 empresas. Em nove delas os fiscais encontraram produtos vencidos e sem informações de prazo de fabricação e validade. Entre os produtos apreendidos estão 310 frascos de cervejas e refrigerantes, além de chopps, alimentos e produtos para cabelos.

De acordo com o Superintendente do Procon Municipal, José Alício de Mesquita, o que chamou a atenção dos fiscais durante o trabalho foi a quantidade de bebidas e alimentos impróprios para o consumo encontrados em barbearias. “Esses estabelecimentos, que estão cada vez mais modernos e contam com bares e estúdios de tatuagem, até então não haviam sido fiscalizados. Durante a ação do Dia dos Pais, no entanto, chegamos a encontrar alimentos que estavam vencidos desde janeiro deste ano”, salienta.

O objetivo da fiscalização, segundo José Alício, é assegurar os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC). “A ação, que visitou todos os shoppings da Capital, fiscalizou lojas de artigos masculinos, esportivos e perfumarias. Nesta época do ano, a venda desses produtos aumenta significativamente por conta do Dia dos Pais. Por isso, o Procon Goiânia trabalha para garantir que os clientes não passem por transtornos na hora da compra”, explica o superintendente.

Pesquisa de preço

Em virtude do Dia dos Pais, o Procon Goiânia, por meio do Departamento de Cálculo e Pesquisa, realizou também entre os dias 31 de julho e 3 de agosto uma pesquisa de variação de preço de produtos que são comercializados nesta época do ano. As maiores variações foram encontradas em ferramentas de trabalho. O aparador elétrico de grama da marca Tramontina pode ser encontrado na Capital de R$ 146,21 a R$ 279,00, uma variação de 91,44%.

Em aparelhos eletrônicos, a maior variação encontrada foi da máquina de cortar cabelo Master Cut da marca Candence. O produto pode ser encontrado de R$ 29,90 e R$ 39,90, uma diferença de preço de 33,44%. Já no ramo de perfumarias, o Ferraru Scuderia Black 30 ml teve uma variação de 36,70%. Por sua vez, o Joop! Homme Masculino 30 ml pode ser encontrado com uma variação ainda maior. O produto varia entre R$ 108,90 e R$ 189,00, uma diferença percentual de 73,55%.

De acordo o gerente de Cálculo e Pesquisa do Procon Municipal, Rafael Gouveia, a pesquisa objetivou auxiliar o consumidor goianiense na escolha de produtos. “Fazer pesquisa é a medida mais simples e eficaz para economizar na hora de comprar produtos. Por isso, os agentes do órgão visitaram mais de 20 estabelecimentos. Diante do levantamento, o Procon Municipal orienta que os consumidores planejem suas compras e que fiquem atento aos preços e perguntem aos lojistas quais as condições de troca dos presentes adquiridos”, pontua.