Procon Goiás apreende 150 quilos de frangos vencidos em açougue de Goiânia
Mais de 150 quilos de frangos foram apreendidos pelo Procon Goiás na manhã desta quarta-feira…
Mais de 150 quilos de frangos foram apreendidos pelo Procon Goiás na manhã desta quarta-feira (21) em Goiânia. A apreensão faz parte do desdobramento da operação Carne Clandestina que aconteceu na primeira semana de março e apreendeu mais de dez toneladas de carnes. Participam da ação o Procon Goiás, o Ministério Público do Estado de Goiás, Vigilância Sanitária e Agrodefesa.
De acordo com o Procon Goiás, os frangos apreendidos estavam sendo comercializados em um açougue do Setor Pedro Ludovico com o prazo de validade vencido. Além das aves, o órgão também apreendeu cervejas, embutidos e temperos. Outra irregularidade constatada é que a empresa não tinha uma placa visível informando ao consumidor sobre a Lei do Troco.
Segundo o gerente de fiscalização do Procon Goiás, Marcos Rosa, o estabelecimento estava entre os mapeados para a fiscalização na operação, mas como não foi possível realizar no início do mês, o órgão fiscalizou na manhã desta quarta-feira. Outros 15 comércios serão fiscalizados durante o desdobramento.
“Nosso foco é retirar de circulação aqueles produtos que estão sendo expostos aos consumidores de forma inadequada, em ambientes sujos, com prazo de validade vencido, e armazenados de forma errada. Com isso induzir também os fornecedores a garantirem produtos de qualidades”, explica o gerente de fiscalização.
O açougue foi autuado e responderá um processo administrativo junto ao Procon Goiás. A multa varia entre R$612 reais e pode chegar até R$9 milhões. O valor é estabelecido diante da análise do porte econômico do comércio, a gravidade da infração e reincidência.