Procon Goiás fiscaliza preços abusivos em frigoríficos a partir desta quarta (27)
Estabelecimentos terão de apresentar notas fiscais de compra e venda dos últimos dois meses
A partir desta quarta-feira (27), fiscais do Procon Goiás realizam uma operação para fiscalizar frigoríficos do estado. O objetivo, segundo o órgão, é apurar possíveis práticas de preços abusivos em relação à carne bovina em tais estabelecimentos.
Conforme explica o órgão, as empresas serão notificadas para apresentar, semana a semana, as notas fiscais de compra e venda dos últimos dois meses. Esta documentação será submetida à análise, a fim de traçar uma comparação com relação ao valor pago pela mercadoria e o preço repassado aos açougues.
As empresas que não dispuserem da documentação no momento da fiscalização terão o prazo de 72 horas para apresentar os documentos solicitados, sob pena de desobediência.
Procon Goiás fiscaliza preços abusivos em frigoríficos e espera que valor da carne vermelha tenha redução
A carne bovina brasileira sofreu embargo comercial imposto pela China no último dia 4 de setembro, após a confirmação de casos da doença da vaca louca no país, pelas autoridades sanitárias.
Com a suspensão temporária das exportações e, consequentemente, maior oferta do produto no mercado nacional, espera-se uma redução do preço praticado nos açougues para os consumidores. O próximo passo da fiscalização será visitar os açougues.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a carne vermelha acumula alta de 30,7% nos últimos 12 meses.