CORONAVÍRUS

Professor da PUC-GO morre em razão da covid-19 em Goiânia

Alfredo Palau Peña, de 51 anos, era mestre em biologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e dava aulas de biologia e arqueologia na PUC Goiás

O professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) Alfredo Palau Peña, de 51 anos,  morreu por complicações causadas pela covid-19, neste sábado (8) em um hospital em Goiânia. Alfredo biólogo e arqueólogo.

O professor começou a ter febre no dia 25 de julho, dois dias após fazer o teste. O resultado do exame foi positivo. Alfredo estava em isolamento junto com a esposa, que também foi diagnosticada com a doença no mesmo dia. Entretanto, os sintomas dele foram evoluindo e, no dia 29 de julho, o professor foi internado com falta de ar. Alfredo não resistiu e veio a óbito neste sábado (8).

“Ele era uma pessoa iluminada, ajudou muita gente, formou muitos biólogos, arqueólogos. Merece todas as honras. No enterro não pude me despedir direito dele, chegar perto. Não pude abraçar ninguém, porque também estou contaminada. Tem sido uma dor inexplicável”, disse Viviane Cristiane Voais Soares, que estava casada com Alfredo há 16 anos e também é bióloga.

Viviane disse que o marido tomava remédio para pressão, mas tinha uma ótima saúde, andava vários quilômetros em trilhas, até mesmo devido à profissão. Ainda segundo ela, Alfredo teve 75% dos pulmões comprometidos, o que levou a uma parada cardíaca.

O professor dava aula de biologia e arqueologia na PUC Goiás.

“Deixou sua importante contribuição como professor do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA PUC Goiás). Realizou diversos trabalhos de campo e muitas orientações de TCC”, disse a Associação de Professores da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (APUC), em nota.

Leia a nota completa na integra:

[olho author=””] A PUC Goiás lamenta a morte precoce do prof. Alfredo Palau Pena, ocorrida neste domingo, 9. Apesar de já desligado da instituição enquanto docente, sempre manteve relação de proximidade com a instituição, por meio do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA), onde escreveu uma parte importante de sua trajetória.
Alfedro Palau Pena é egresso do curso de Arqueologia, onde ingressou em 2010. Foi aluno, professor e pesquisador do Instituto, com o quanto manteve laços fecundos após o seu desligamento como professor.
A PUC Goiás lamenta sua perda e se solidariza com a família, amigos e colegas de trabalho e profissão neste momento de dor. [/olho]

*Com informações do G1

*Laylla Alves é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira