Professor da UFG é agredido durante assembleia que decidiu sobre o fim da greve na instituição
Professor disse que registrou um boletim de ocorrência contra o agressor
O professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Ernanni Damião Vieira, levou um soco no rosto durante uma assembleia que decidiu pelo fim da greve na instituição. O momento da agressão foi filmado e publicado nas redes sociais.
O contexto da assembleia extraordinária da categoria docente era a discussão sobre a continuidade da greve na instituição e a análise da proposta apresentada pelo governo federal.
Durante o debate, dois professores se desentenderam. O conflito evoluiu para agressão física. O professor de física, Ernanni, disse ao jornal O Hoje que registrou um boletim de ocorrência contra o agressor, que é professor de psicologia. A vítima também expressou intenção de solicitar a expulsão do agressor da universidade.
➡️ Professor da UFG recebe soco durante assembleia
— Metrópoles (@Metropoles) May 25, 2024
Agressão ocorreu durante assembleia de professores da UFG convocada para discutir destino da greve; reunião foi interrompida por confusão
Leia: https://t.co/nyE6BDB5t9 pic.twitter.com/rD43kw77kh
Em resposta ao episódio, o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-sindicato) emitiu uma nota repudiando veementemente a violência física e exigindo uma investigação adequada do caso, assim como a aplicação das sanções cabíveis.
“A diretoria do Adufg-Sindicato repudia, de forma veemente, o episódio de violência física ocorrido na manhã desta quinta-feira (23/05), durante Assembleia Extraordinária da categoria docente da Universidade Federal de Goiás (UFG). A entidade espera a correta apuração do caso e a devida sanção a quem couber”, começou. “A intolerância e a violência não podem ter espaço em qualquer lugar da sociedade, principalmente em um espaço que deve favorecer a construção coletiva do conhecimento. Reiteramos nosso compromisso com a promoção da cultura de paz e com a luta em defesa da categoria docente”, finalizou o sindicato.