Repercussão

Professor da UFG tem artigo publicado na revista Science

Essa é a primeira publicação de alto impacto liderada por um professor da UFG

A revista científica Science, uma das mais conceituadas do mundo, publicou nesta sexta-feira (20) o artigo Modelling the ecology and evolution of biodiversity: Biogeographical cradles, museums, and graves. O pesquisador responsável é o professor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e membro do departamento de Ecologia e Evolução da Universidade Federal de Goiás (UFG), Thiago Rangel.

Ele divide a liderança do projeto com o estadunidense Robert Colwell, que foi seu orientador de doutorado. No total, nove pesquisadores atuantes em cinco países assinam o trabalho, sendo que quatro deles são aqui da UFG, em Goiânia.

A publicação é sobre a origem da biodiversidade na América do Sul. Na pesquisa foi usado um modelo de simulação digital para reproduzir os últimos 800 mil anos de processos climáticos no continente para observar e comparar os padrões de diversidade da simulação com o que temos no mundo natural.

No final, os resultados obtidos foram muito próximos da realidade e permitiram corroborar uma hipótese corrente entre os pesquisadores de Ecologia: sobre a importância da cordilheira dos Andes para o acúmulo de biodiversidade na região, especialmente na floresta amazônica. No modelo, os pesquisadores chegaram a remover as montanhas, o que resultou na queda gradual do número de espécies.

“Tem vários marcos aí. Esse é o primeiro artigo de pesquisa liderado pelo pessoal da UFG. Não apenas liderado por um professor da UFG, mas por um professor que fez graduação na UFG, acho que isso é mais simbólico ainda”, destaca o Thiago. Ele ainda chama atenção para o valor da formação e produção regionais “eu sou goianiense, o único do departamento. O ICB está fazendo 50 anos”.

Com informações da Adufg