EDUCAÇÃO

Professora alfabetiza crianças e adultos de graça em Aparecida de Goiânia

Educadora possui projeto de alfabetização de crianças e adultos da região dos setores Continental e Terra do Sol

Professora alfabetiza crianças e adultos de graça em Aparecida de Goiânia (Foto: Reprodução - TV Anhanguera)

A professora Eldenice Motta Ribeiro aluga uma casa e alfabetiza crianças e adultos de graça, no Setor Continental, em Aparecida de Goiânia. O projeto Semente da Transformação, que já tem 10 anos, atende hoje 22 alunos de idade entre 6 e 78 anos. A iniciativa vive de doações.

O projeto nasceu a partir de grupos de oração com famílias da região do Setor Continental e Terra do Sol, ainda em 2011. A professora era catequista e coordenadora, além de ser educadora nas redes públicas.

“Conhecia alguns adultos que sonhavam em aprender assinar o próprio nome. Assim, criei um grupo de alfabetização de jovens e adultos só com desejo de aprender dos alunos, a minha boa vontade e conhecimento em ação”, explica Eldenice.

Projeto ensina crianças e adultos a ler e escrever em Aparecida de Goiânia (Foto: Acervo Pessoal – Divulgação)

A partir deste grupo inicial, a professora criou um grupo de dança de quadrilha nas festas juninas. Assim, o projeto passou a unir alfabetização e cultura.

Ela faz tudo isso de graça e conta com doações, de material escolar, livros e prateleiras, além de comida para a merenda escolar.

Perguntada quantas pessoas ela já alfabetizou, responde: “Já perdi a conta. Porém quando um idoso consegue ler e escrever, meu coração fica em festa”.

Professora alfabetiza crianaçs e adultos com arte e cultura

Com o intuito de o grupo não dispersar, a professora Eldenice criou um momento de confraternização com chá de erva cidreira, café e cuscuz. Além disso, há contação de histórias de vida.

“Em 2012 iniciei as pequenas peças de teatro nas quais trabalho a palavra e a vida, criando músicas e momentos orantes que envolvem todo grupo sem exceção de idade”, diz.

Assim, hoje além da alfabetização, o projeto conta com aulas de música e tetaro. A casa alugada pela professora Eldenice possui ainda uma pequena biblioteca.

“Se a gente pode, ajuda. É isso que eu faço: ajudo”, afirma.