Honraria

Professora aposentada alfabetiza idosos em Aparecida de Goiânia

Por suas ações, Dona Maria das Graças Peregrino Silva concorre a Comenda Cidadão Herói

Professora aposentada alfabetiza idosos em Aparecida

A Comenda Cidadão Herói, do Governo de Goiás, é o reconhecimento aos goianos que, por iniciativa própria, realizam ações em prol da comunidade e, claro, do Estado. Dona Maria das Graças Peregrino Silva, professora aposentada, concorre a honraria. Isto, porque ela montou, em Aparecida de Goiânia, uma escola comunitária gratuita para alfabetizar idosos.

Ela não se lembra ao certo por quanto tempo deu aula. Mas garante que foram mais de 20 anos só como concursada do Estado. E diz ter se aposentado em 2015. Hoje, aos 64, a professora conta como é gratificante ensinar os idosos. “É uma terapia. Me faz ficar de pé porque eles enfrentam tantas dificuldades maiores que a minha”, elabora.

Maria das Graças sempre atuou na alfabetização, do primeiro ao quinto ano. Ainda antes de se aposentar, em 2014, ela participou do AJA (Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos). Porém, depois de deixar o projeto, deu início, com o apoio de igrejas evangélicas, ao próprio modelo. Ela montou uma salinha no Parque Trindade 2, em Aparecida de Goiânia, setor onde vive. E resolveu ensinar as pessoas idosas.

A salinha passou por reformas, por meio de ajudas e, até mesmos, de eventos promovidos por ela como as galinhadas para arrecadar fundos. As turmas, geralmente, têm de dez a 15 alunos. “A maioria mulheres”, pontua a professora.

Dia a dia

As aulas acontecem durante o período da tarde com duração de 1h ou 2h. “Às vezes vou até à casa de alguns alunos, quando não conseguem andar.”

Segundo ela, são pessoas sofridas, com dificuldades, por isso é preciso incentivar as alunas. “Aí uma anima a outra, porque elas têm vontade. Infelizmente, não tiveram oportunidade”, reflete.

As dificuldades são, principalmente, financeiras. “Xerocamos os trabalhos, as ‘tarefinhas’. Temos que colocar o material em letras grandes, pois muitos não enxergam bem.” Apesar disso, a aposentada declara que, no próximo ano, as coisas devem melhorar, pois a igreja que ela frequenta (Templo na Glória de Deus) vai ajudar.

E por falar em 2020, Maria das Graças informa que a turma deste ano já está de férias. As aulas, segundo ela, devem voltar no fim de janeiro. A matrícula será feita por ela, de porta em porta. Mas vai ter aviso na igreja, também. “Quando a gente estiver mais perto procuramos vocês”, promete ela ao repórter do Mais Goiás.

Comenda

A professora também falou sobre a Comenda Cidadão Herói, que foi uma boa surpresa. “Porque a educação, você sabe, não é valorizada, né?”, lamenta. “Mas eu sempre gostei de alfabetização, tanto de crianças quanto de adultos. É um trabalho que precisa demais.”

Ela diz, ainda, ter ficado muito feliz ao ser reconhecida por um trabalho que é feito por e com amor. “Tenho conhecido tantos idosos. Presto atenção para ver quem tem algum problema, como de visão, incentivo a procurar um médico. Às vezes precisam de uma ajuda para o transporte aí vamos atrás de uma ajuda aqui, outra ali. Mas vai dando certo”, relata satisfeita.

Confira o vídeo que o filho de dona Maria, Samuel Peregrino, fez para o projeto: