Professora da UFG, médica é agraciada com Medalha de Mérito Oswaldo Cruz
Cristiana Toscano vai receber uma das honrarias mais importantes na área da saúde
A médica infectologista Cristiana Toscano, professora do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (Iptsp) da Universidade Federal de Goiás (UFG), foi honrada pelo governo federal com a medalha de Honra ao Mérito Oswaldo Cruz na categoria ouro. Esse reconhecimento é concedido àqueles que tenham se distinguido de forma notável e relevante, contribuindo significativamente para a saúde da população brasileira.
Toscano tem atuado em pesquisas e atividades de apoio à gestão de saúde pública há mais de 20 anos, em particular na área de imunização e prevenção e controle de doenças. A médica ficou bem conhecida durante a pandemia de Covid-19, ela era a única brasileira a integrar equipe da Organização Mundial da Saúde (OMS) que pesquisava vacina contra a covid-19.
“Estou muito feliz e honrada pelo reconhecimento. Trabalho na área de imunização e saúde pública há mais de 20 anos, e neste período inúmeros foram os desafios, mas também as conquistas e avanços que de fato resultaram em melhores condições de saúde para a população brasileira. Ter contribuído e participado disso me enche de orgulho e propósito”, releva Toscano.
A professora participou ativamente no enfrentamento à pandemia de Influenza em 2009 e da pandemia de Covid-19, subsidiando gestores em nível municipal, estadual e nacional como membro do Comitê de Crise da Covid-19 da UFG, dos Comitês de Operações de Emergências (COE) do Município de Goiânia e do Estado de Goiás, além das Câmaras Técnicas de Assessoramento em Imunização e de Emergências em Saúde Pública em nível nacional.
Cristiana também é membro permanente do Comitê de Experts em Vacinas e Imunizações (Sage) da Organização Mundial da Saúde (OMS), e do Comitê de Experts de Vacinas da Região das Américas (TAG).
Medalha
Instituída em 1970, a Medalha de Mérito Oswaldo Cruz é concedida a brasileiras, brasileiros ou pessoas estrangeiras que, no campo das atividades científicas, educacionais, culturais e administrativas relacionadas com a higiene e a saúde pública em geral, tenham distinguido de forma notável ou relevante; e tenham contribuído, direta ou indiretamente, para o bem-estar físico e mental da coletividade brasileira.
Na ocasião, outras 22 pessoas receberam a honraria, como o biólogo e pesquisador Átila Mariano, a ginasta Daiane Garcia dos Santos que é embaixadora do Movimento Nacional pela Vacinação; o secretário Municipal de Saúde de Pirenópolis (GO), Hisham Mohamad Hamida, que também é presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems); o diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás; o presidente da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), Mário Moreira, entre outros. Dez entidades e associações também receberam a condecoração do governo federal. Os homenageados têm em comum contribuições significativas para a saúde pública, especialmente no contexto do enfrentamento à pandemias e retomada de coberturas vacinais no país.