Professores da PUC protestam contra retorno presencial das aulas
Semestre letivo na universidade teve início no último dia 18, com aulas híbridas, que ocorrem tanto virtual quanto presencialmente
A Associação dos Professores da PUC Goiás (Apuc-GO) convocou por nota, nesta segunda-feira (22), a comunidade acadêmica a protestar contra o retorno presencial das aulas na universidade, antes da vacinação contra a Covid-19. O semestre letivo na PUC Goiás teve início no último dia 18 de fevereiro e conta com regime de aulas híbridas, ou seja, que ocorrem tanto virtual quanto presencialmente.
Em texto divulgado pela Apuc, a associação pede que os professores dialoguem com estudantes e colegas para a defesa “da vida, da família e de alunos”. Segundo a nota, o retorno presencial das aulas, neste momento, é prejudicial, em razão do situação crítica em que se encontra o estado de Goiás devido à segunda onda de contaminação do vírus.
“O sistema de saúde está em colapso com UTIs lotadas de pacientes da Covid-19. Milhares de vidas estão sendo perdidas diariamente durante a pandemia. Diga não ao retorno das aulas presenciais antes da vacinação contra COVID-19! Associação dos Professores da PUC Goiás em defesa da vida e da democracia. Vacinação já!”, diz o texto divulgado.
Regime híbrido
A PUC Goiás deu início ao semestre letivo na última quinta-feira (18). Conforme a instituição, a “maior novidade do semestre” é “a existência, pela primeira vez, de disciplinas híbridas: ao vivo simultaneamente no presencial e on-line”. “Se você está em uma disciplina híbrida, existem protocolos de biossegurança a serem seguidos quando estiver no câmpus […]. Você sempre deverá utilizar máscara. A cada vez que entrar em uma área ou campus, você terá sua temperatura aferida e deverá limpar as mãos e sapatos”, informou a universidade em seu site.
A reportagem do Mais Goiás entrou em contato com a PUC Goiás sobre a manifestação da associação de professores, mas não obteve retorno. O espaço permanece aberto.
UFG
Na Universidade Federal de Goiás (UFG) as aulas retornaram nesta segunda (22) e o período de matrículas segue até o próximo dia 8. No entanto, o semestre será integralmente em regime remoto.
“Lembrando que devido a pandemia de covid-19, a UFG segue em Ensino Remoto Emergencial e as aulas continuarão on-line neste semestre”, declarou a instituição.