LINHA DE FRENTE

Profissionais da saúde são os primeiros vacinados de Aparecida de Goiânia

Cidade recebeu 7,2 mil doses da Coronavac e deve imunizar 44% dos profissionais de saúde na primeira etapa de vacinação

Brasil vacinou mais 690 mil brasileiros contra a Covid-19

Três profissionais ligados à saúde foram os primeiros a serem vacinados em Aparecida de Goiânia. As doses foram aplicadas no Hospital Municipal de Aparecida (HMAP), na manhã desta quarta-feira (20), pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), e pelos secretários de Saúde estadual e municipal, Ismael Alexandrino e Alessandro Guimarães, respectivamente.

No primeiro ato de vacinação na cidade, os imunizados foram a técnica em enfermagem Antônia Francisca Monteiro Bastos Silva, de 48 anos; o motorista do Samu Sandro Vieira Coelho, 48, e a profissional da limpeza Joselina da Cruz Tavares Rodrigues, 57.

Técnica em enfermagem, Antônia Francisca Monteiro. (Foto: Jucimar de Sousa)

Nesta etapa, além dos profissionais de saúde que atuam diretamente no tratamento de pacientes com coronavírus, idosos e pessoas com deficiência que vivem em abrigos também serão vacinados. As 7,2 mil doses de vacinas disponíveis em Aparecida serão aplicadas in loco, nas unidades de saúde da cidade e abrigos do município pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

De acordo com a Prefeitura, neste momento, com as 7,2 mil doses disponibilizadas, 44% dos profissionais de saúde do município que atuam em unidades públicas e privadas e toda a população idosa e de pessoas com deficiência que vivem em abrigos serão imunizados.

Motorista do Samu, Sandro Vieira Coelho. (Foto: Jucimar de Sousa)

Menção a Maguito

Em seu discurso, o prefeito Gustavo Mendanha (MDB) fez menção ao ex-governador Maguito Vilela, que morreu vítima das consequências da Covid-19. “Temos que ser gratos ao legado de Luís Alberto Maguito Vilela, pois foi ele quem construiu o Hospital Municipal de Aparecida, onde estamos iniciando a vacinação hoje”. Na sequência, ele agradeceu a parceria com o governo estadual e diz que vai trabalhar para que mais doses cheguem ao município, para que toda a população seja imunizada.

Durante a vacinação, o governador Ronaldo Caiado também pediu que a população diminua as aglomerações e eventos, além de ressaltar a importância do uso da máscara e do distanciamento social.

“A Organização Mundial da Saúde está prevendo uma onda de Covid-19 em 2021 com proporções ainda maiores do que no ano passado. O momento é de responsabilidade, de cuidar de nós mesmos e dos familiares. Vamos dar chance para a vacina e salvar milhares de vidas em Goiás e no Brasil todo”, disse.