EM GOIÂNIA

Profissional que teria fingido vacinar idosa em Goiânia é afastada da função

Segundo Luciana Jordão a mãe, Floramy de Oliveira Jordão (88), só recebeu vacina contra a…

Segundo Luciana Jordão a mãe, Floramy de Oliveira Jordão (88), só recebeu vacina contra a Covid-19 depois de questionar a enfermeira, que não teria injetado a dose no braço da idosa. A suposta fraude teria acontecido nesta quarta-feira (10), durante imunização no setor Universitário, em Goiânia. Ao Mais Goiás, a secretaria de Saúde disse que apura o caso e que a profissional “não mais estará nas escalas de vacinação até o devido esclarecimento total do caso”.

Luciana revelou, ainda, que foi apenas por volta das 10h30 que a mãe recebeu devidamente a vacina. “Ela [enfermeira] simplesmente enfiou a agulha na minha mãe, tirou e ficou com a seringa para cima. Aí eu falei: ‘Foi muito rápido’. Quando eu olhei para cima, o líquido estava todinho na seringa. Ela não injetou a vacina na minha mãe. Aí eu falei para ela: ‘O líquido está todinho aí, você não vacinou a minha mãe’.”

Segundo ela, a enfermeira disse, primeiro, que havia vacinado a mulher. Depois de confrontada, contudo, ela pediu desculpas e afirmou que não percebeu que o líquido ainda estava na seringa. Luciana gravou o momento.

Secretaria de Saúde

Ao Mais Goiás, a secretaria municipal de Saúde (SMS) informou que a Gerência de Imunização apura, por meio de processo instaurado, os fatos narrados na denúncia veiculada nesta quarta-feira em relação a vacinação de uma idosa de 88 anos. “Na situação específica registrada, ressalta-se que a vacinação foi aplicada na idosa em uma segunda tentativa, conforme afirmado pela própria filha.”

Ainda de acordo com a pasta, a profissional que aplicou a vacina foi identificada e não mais estará nas escalas de vacinação até o devido esclarecimento total do caso. “A SMS esclarece que todo o processo de vacinação em Goiânia segue um rigoroso protocolo sanitário e de logística, que é cumprido à risca em todas as fases pelos profissionais envolvidos.”

Vacinação

Vale destacar, a vacinação de idosos contra a Covid-19 com mais de 85 anos começou nesta quarta, por ordem alfabética. Em coletiva, o Rogério Cruz (Republicanos) explicou a dinâmica.

“Na quarta-feira, da letra A a letra I; na quinta (11), da J a N; e no último dia, sexta (12), da N a Z. Caso algum não compareça no dia, poderemos estender até o final de semana para vacinar completamente os idosos de 85 anos para mais.”

A vacinação ocorre por meio de drive through, em dois pontos (no estacionamento da PUC e no Passeio das Águas); e sete escolas distribuídas entre os sete distritos sanitários.

Escolas e número de doses aplicadas até o momento

Região Norte: Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros (R. Caiapônia, 240 – Jardim Guanabara I): 132

Região Leste: Escola Municipal Bárbara de Sousa Morais (Av. Uruguaiana – Jardim Novo Mundo): 286

Região Sudoeste: Escola Municipal Francisco Matias (R. Carlos Gomes – Parque Anhanguera): 386

Região Oeste: Escola Municipal Lions Club Bandeirante (Praça da Bandeira, 200, Quadra 30, Bairro Goiá): 292

Região Noroeste: Escola Municipal Coronel José Viana (Rua CM7 – St. Cândida de Morais): 299

Região Sul: Escola Municipal Moacir Monclair Brandão (Rua C-115 – Jardim América): 460

Região Campinas-Centro: Escola Municipal Santa Helena (Av. Curitiba, 400 – Vila Paraiso): 204

Horário de atendimento: Das 8h às 17h

Em relação aos drives trhu, na Shopping Passeio das Águas foram 822 pessoas vacinas e na Universidade Católica de Goiás, 1422. Ao todo, 4303 doses foram ministradas.