Programa estadual deve qualificar 40 mil trabalhadores até o fim de 2018
Projeto tem o objetivo de oferecer a oportunidade de qualificação ao trabalhador goiano por intermédio de cursos de formação profissional
A Assembleia Legislativa aprovou, no dia 10 de outubro, a lei que institui o Programa Qualifica Goiás (PQG). O projeto, de iniciativa da Governadoria do Estado, gestada na Superintendência Executiva do Trabalho da Secretaria Cidadã, tem o objetivo de oferecer a oportunidade de qualificação ao trabalhador goiano por intermédio de cursos de formação profissional, nas modalidades presencial e de ensino à distância.
De acordo com o superintendente executivo do Trabalho, da Secretaria Cidadã, Jaime Bueno, a meta é qualificar 40 mil trabalhadores até dezembro de 2018. “Temos como objetivo atender tanto as pretensões dos trabalhadores quanto as demandas do mercado de trabalho dos setores do comércio, serviço, turismo bem como também a área da tecnologia da informação”, esclarece.
A secretária Lêda Borges explica que as vagas nos cursos destinam-se preferencialmente aos beneficiários do Programa Seguro Desemprego, do Ministério do Trabalho, aos trabalhadores cadastrados no sistema de intermediação de mão de obra do Sine Goiás, aos integrantes dos programas sociais do Governo de Goiás e aos jovens de família de baixa renda em busca do primeiro emprego.
Para execução da primeira fase do Qualifica Goiás, será aberto ainda este ano, um crédito especial da ordem de R$ 600 mil, o recurso será disponibilizado para o Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege Goiás) que financiará a execução das ações de qualificação.