Trabalho de campo

Programa goiano de habitação que servirá de modelo nacional atrai estudantes da FGV

Grupo de dez alunos de Gestão Pública da Fundação Getúlio Vargas virá a Goiás conhecer trabalho executado pela Agehab

Os programas habitacionais executados pela Agência Goiana de Habitação (Agehab) chamaram a atenção do governo federal, que pretende implantar políticas com os mesmos moldes no País. E também atraiu um grupo de dez alunos de Gestão Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV), de São Paulo, que virá a Goiânia na segunda-feira (24) para conhecer como o órgão atua no setor.

O Cheque Mais Moradia, da Agehab, que inspirou o Cartão Reforma, medida do governo federal de Michel Temer (PMDB), que deve ser lançada no dia 9 de novembro, e o Casa Legal – Sua Escritura na Mão serão observados de perto pelos estudantes.

Na terça (25), o grupo visita a Associação de Moradores Unidos Venceremos (Asuv), entidade parceira da Agehab para melhorar moradias consideradas precárias e realizar a regularização fundiária desses imóveis. Murilo Barra, diretor de Desenvolvimento Institucional e Cooperação Técnica do órgão estadual (Dicooptec), acompanha a atividade dos estudantes.

Já na quarta (25), os alunos da FGV se encontrarão às 14 horas com o presidente da Agehab, Luiz Stival, além de diretores, gerentes, coordenadores e assessores do órgão. As visitas do grupo em Goiânia vão até a sexta (27), com compromissos em todos os departamentos da agência estadual.

Os estudantes informaram que pretendem conhecer a estrutura e todo processo de execução dos programas habitacionais com interesse social que inspiraram o governo federal a criar um novo sistema a ser lançado em novembro.

No sábado (28), o grupo vai ao Jardim Curitiba, na Região Noroeste da capital, pela manhã. No bairro, a Agehab realiza o trabalho de regularização fundiária, com entrega de escritura gratuita dos imóveis aos moradores, além de obras de infraestrutura, como rede de esgoto, galerias de águas pluviais, praças, Centro de Educação Infantil e Centro Comunitário. A visita será acompanhada pela gerente de Articulação Social da Agehab, Perla Borges.

E na tarde do próximo sábado, os estudantes irão até o Residencial Nelson Mandela para acompanhar a construção de 1.616 apartamentos destinados a famílias com renda de até R$ 1,6 mil mensal. O diretor técnico da Agehab, Marcel Bruno Souza, será o representante do órgão nessa atividade.