Saúde

Projeto de Lei prevê atuação de equipes de saúde na rede municipal de ensino de Goiânia

Tatiana Lemos, autora do projeto, destaca que as crianças seriam beneficiadas com atendimento e prevenção de doenças no ambiente escolar

A vereadora Tatiana Lemos (PCdoB) apresentou projeto de lei para disponibilizar equipes de profissionais da saúde em escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da capital. O projeto seguiu para a Comissão de Constituição de Justiça, de onde deve voltar para votação em plenário.

Tatiana destaca a importância do projeto para a saúde das crianças, que muitas vezes são de baixa renda ou não conseguem atendimento direto em postos de saúde da rede municipal. “Ao lidarmos com crianças, todo cuidado é pouco. Cada detalhe pode fazer diferença no ato de cuidar, prevenir doenças e promover saúde. O monitoramento constante é capaz de evitar surtos e doenças mais graves”, ressalta a parlamentar.

A vereadora busca com o projeto trazer ações conjuntas entre ações do Sistema Único de Saúde (SUS) e escolas da rede municipal, onde uma equipe de profissionais desenvolverá um serviço de monitoramento com elas. Além disso, seria feito um trabalho para ensinar sobre diversas doenças e como evitar a contaminação. “Uma equipe com pediatras, enfermeiras e médicos oftalmológicos seriam fundamentais para desenvolver o trabalho de educação simples como a importância de lavar as mãos, não dividir garrafas e copos, entre outras ações”, destaca a vereadora.

Segundo a parlamentar, a presença dos profissionais da saúde ajudaria até na prevenção e identificação de problemas mais graves nas crianças. “Essa equipe ainda estaria preparada para reparar se a criança é vítima de violência em casa ou vítima de algum tipo de abuso”, conclui Tatiana.