Saúde

Projeto de lei sobre realização de teste do bracinho é aprovado em plenário

Aprovada em primeira votação, a proposta é que o teste seja feito o teste em crianças a partir de três anos de idade

O plenário da Câmara Municipal aprovou, em primeira votação, a decisão de realizar o Teste do Bracinho em crianças a partir de três anos de idade, como protocolo das consultas pediátricas na rede pública de saúde no Município de Goiânia. O projeto de lei é de autoria do vereador Tiãozinho Porto (Pros). O projeto de lei segue para a Comissão da Saúde para a segunda análise antes da última votação em plenário.

A proposta é que a Prefeitura de Goiânia realize campanhas para explicar sobre o teste e sua importância, além dos locais onde poderá ser feito.O Teste do Bracinho é um exame indolor o qual detecta a hipertensão arterial em crianças, por meio da aferição da pressão.

Dados do relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que “aproximadamente 5% da população com idade inferior a 18 anos apresenta hipertensão arterial e cerca de 2% a 13% das crianças possuem problemas de pressão na faixa de três anos”.

“A pressão arterial é um problema de saúde pública  e o número de casos não para de crescer. As pesquisas mais recentes indicam que a elevação da pressão arterial na infância representa um fator de risco para que a enfermidade se manifeste mais tarde na vida adulta”, explica o vereador Tiãozinho.