Câmara

Projeto institui coleta de água em escolas, CMEIs e unidades de saúde em Goiânia

Objetivo é avaliar a potabilidade da água; texto agora segue sanção ou veto do prefeito

Foi aprovado o Projeto de Lei (PL) que determina que sejam coletadas amostras de água dos reservatórios de escolas, CMEIs e unidades de saúde de Goiânia. A proposta é do vereador Zander (Patriota) e foi  aprovada na Câmara Municipal de Goiânia em segunda e última votação, na última quinta-feira (8).

De acordo com o parlamentar, o objetivo é garantir condições para avaliar se a água é potável. A avaliação deverá ser feita por empresas especializadas, devidamente credenciadas pela Prefeitura.

O resultado das análises deverá ser publicado e, caso a água não obedeça ao padrão de potabilidade, a unidade deverá tomar providências de adequação. Isso porque, caso não esteja em conformidade, a ingestão do líquido pode oferecer risco à saúde.

Segundo consta o PL, a água potável deve atender uma série de características físicas, químicas e bacteriológicas. O projeto segue agora para aprovação ou veto do prefeito Iris Rezende (MDB). Caso tenha um parecer positivo, entra em vigor em 60 dias após a publicação.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) esclarece já cumprir todas as exigências estabelecidas pelos órgãos de vigilância sanitária, especialmente no que toca à qualidade da água distribuída nas instituições de ensino. A SME pontua prezar pela saúde e segurança de seus alunos e servidores, portanto, cuida para que as unidades tenham acesso à água tratada, bem como repasse de recursos para aquisição de filtros e bebedouros com sistema de filtragem, além da manutenção e limpeza adequadas da caixa d’água conforme as normas técnicas reguladoras.

*Larissa Lopes é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira