Projeto de Lei

Projeto obriga instalação de câmeras nos terminais de ônibus de Goiânia

De acordo com a proposta, as empresas concessionárias ficam responsáveis pela aquisição e instalação das respectivas câmeras de monitoramento

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou nesta terça-feira (3), em segunda e última votação, o projeto de lei que obriga a Prefeitura de Goiânia a instalar câmeras de monitoramento nos terminais de ônibus da capital. Antes de virar lei, o projeto precisa ser sancionado pelo prefeito Iris Rezende e, posteriormente, publicado no Diário Oficial do Município.

De acordo com o projeto de autoria da vereadora Tatiana Lemos (PCdoB), essas câmeras serão instaladas nos locais com maiores índices de assaltos, conforme levantamento feito pela Guarda Civil Metropolitana (GCM). Segundo a vereadora, as empresas concessionárias ficarão responsáveis pela aquisição e instalação das respectivas câmeras de monitoramento.

A vereadora acredita que o prefeito irá sancionar seu projeto por se tratar de uma iniciativa de grande alcance social. “Não podemos ficar omissos e indiferentes diante de situações de risco imposta por ações criminosas. Portanto, o objetivo primordial da proposta é previr ações de violência, aprimorando as condições de segurança nos terminais através de medidas eficazes para mudar essa realidade”, explicou.

Custos

“As despesas com a segurança dos passageiros, com a instalação de câmeras não poderão ser computadas na planilha de cálculo para aumento das tarifas de ônibus. Ademais, elas terão de captar imagens em cores, capaz de permitir a identificação de assaltantes, criminosos e suspeitos, bem como deverão ficar acessíveis por um período de 120 dias”, afirmou Tatiana.