Projeto realiza o plantio de 5 mil mudas no Parque Serrinha
O Parque Serrinha, em Goiânia, ganhou mais de 5 mil novas plantas. Nesta sexta-feira (1º),…
O Parque Serrinha, em Goiânia, ganhou mais de 5 mil novas plantas. Nesta sexta-feira (1º), integrantes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica fizeram o plantio de cinco mil mudas de 35 espécies nativas do cerrado.
A área de 108 mil m² recebeu a visita tecnica dos organizadores do 31° Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica, responsáveis pela iniciativa. A ação faz parte do projeto GOgreen, que tem como compromisso produzir um congresso mais saudável, eficiente e ecológico.
O parque possui uma localização estratégica, entre os setores Serrinha e Pedro Ludovico, e tinha urgência no controle erosivo. O reflorestamento da Área de Preservação Permanente (APP) em avançado estado de degradação é uma ação ambiental voluntária e teve início na porção sul do parque, entre as ruas 1.108 e 1.112. Nesta área, foi priorizado o plantio de árvores frutíferas, justamente para atrair o público e aves, já que o acesso é fácil. Entre as espécies, há dois tipos de ingá, jenipapo, calabura, entre outras. Nas demais áreas do parque serão plantadas mudas de ipês, aroeiras e pequizeiros.
O presidente do congresso, Dr. Rogério Ranulfo, explica que o Parque Serrinha foi escolhido para receber a ação porque já existia um projeto de reflorestamento pronto, mas estava parado. “Pedimos a autorização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Secima) para fazer a antecipação da compensação de carbono”, afirma o médico dermatologista.
No parque, ainda serão executadas quatro etapas de manutenção, capina, adubação mineral orgânica, controle de pragas e replantio, quando necessário. Os moradores da região também receberam mudas para plantar em suas casas, quintais e calçadas, obtendo orientação e auxílio gratuito por parte da equipe técnica do projeto. Dona Neide , de 60 anos, ganhou duas mudas – um pequizeiro e um baruzeiro – e já faz muitos planos: “Vou plantar aqui na porta da minha casa para ficar fresquinho. Quero colocar um banco debaixo da árvore para sentar e brincar com meus netos”.
*Com informações da assessoria