GO: Projeto distribui água, caneta e espaço para candidatos do Enem aliviarem a tensão
Voluntários organizam atividades de descompressão e conversam com estudantes para aliviar a ansiedade
Equipes do Projeto Universitário, promovido pela Força Jovem Universal (FJU), distribuíram água, chocolate, caneta, até frases motivacionais e até um espaço para candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aliviarem a tensão. Participantes do projeto estiveram presentes no Câmpus Colemar Natal e Silva da Universidade Federal de Goiás (UFG), Câmpus Samambaia, neste domingo (3/11), no 1º dia de prova, dando suporte e acolhimento emocional aos estudantes.
Andressa Boaventura, voluntária da iniciativa, explica que o objetivo principal do projeto é ajudar os estudantes a manterem a calma e a confiança para realizarem a prova. “Estamos aqui para motivar e oferecer um momento de paz antes de eles entrarem para o exame”, afirmou.
O projeto, que já ocorre há vários anos, inclui a distribuição de garrafas d’água, frases motivacionais e ainda conta com atividades para reduzir o nervosismo dos candidatos. Segundo Andressa, a equipe se organiza para que os jovens não só estejam preparados com materiais necessários, mas também recebam um incentivo emocional. “A gente sabe que, muitas vezes, a ansiedade e o estresse são os maiores inimigos dos candidatos”, explicou.
Além da distribuição de água, o grupo da FJU também montou o chamado “Ponto de Descompressão”. Ali, os candidatos podem aliviar o estresse físico, socando ou chutando almofadas, uma estratégia bem-humorada para reduzir a tensão acumulada após semanas de preparação. Andressa explicou a lógica da ação: “Às vezes, eles estão tão nervosos que precisam liberar a energia antes da prova. Esse momento de ‘descompressão’ faz toda a diferença.”
Outro ponto de apoio é o “Cantinho do Desabafo”, realizado em parceria com o Projeto Help, onde voluntários estão disponíveis para conversar com os candidatos sobre preocupações emocionais. Segundo Andressa, muitos participantes enfrentam não apenas a pressão do exame, mas também problemas emocionais. “Sabemos que muita gente vem para o Enem carregando outras questões, e ter alguém para conversar ajuda bastante.”
Para a voluntária, o impacto das atividades oferecidas pelo Projeto Universitário é evidente. Ao final de cada edição do Enem, muitos candidatos voltam para agradecer pelo apoio. “Eles nos dizem que nossa presença realmente ajudou, e é isso que nos motiva a continuar voltando a cada ano”, contou Andressa.